segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Inscrições para o Prouni começam dia 26 de janeiro

Do UOL, em São Paulo
Prouni (Programa Universidade para Todos) abre no dia 26 de janeiro as inscrições para bolsas em cursos de graduação de universidades privadas de todo o país. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet até 23h59 do dia 29 de janeiro (horário oficial de Brasília).

Entre os principais requisitos para participar do processo estão:

  • Não possuir diploma de curso superior
  • Ter participado da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos
Os resultados da primeira chamada serão divulgados na página do Prouni no dia 2 de fevereiro. A segunda chamada será em 19 de fevereiro.


Nota mínima no Enem 

Nesta segunda, o MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria normativa que regulamenta os processos seletivos do Programa. De acordo com as regras, o candidato só pode efetuar sua inscrição se tiver obtido nota superior a 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação do mesmo exame.

Na semana passada, o ministério também publicou novas regras para o Fies (Financiamento Estudantil). Agora, os estudantes não poderão ter acesso ao financiamento e às bolsas do Prouni de maneira simultânea. Quem usa os benefícios para cursos em instituições diferentes terá que abrir mão de um dos dois programas. 


O que é o Prouni?

O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o governo oferece isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino participantes. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário