Do UOL, em São Paulo
O Prouni (Programa Universidade para Todos) abre no dia 26 de janeiro as inscrições para bolsas em cursos de graduação de universidades privadas de todo o país. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet até 23h59 do dia 29 de janeiro (horário oficial de Brasília).
Entre os principais requisitos para participar do processo estão:
- Não possuir diploma de curso superior
- Ter participado da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral
- Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos
Os resultados da primeira chamada serão divulgados na página do Prouni no dia 2 de fevereiro. A segunda chamada será em 19 de fevereiro.
Nota mínima no Enem
Nesta segunda, o MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria normativa que regulamenta os processos seletivos do Programa. De acordo com as regras, o candidato só pode efetuar sua inscrição se tiver obtido nota superior a 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação do mesmo exame.
Na semana passada, o ministério também publicou novas regras para o Fies (Financiamento Estudantil). Agora, os estudantes não poderão ter acesso ao financiamento e às bolsas do Prouni de maneira simultânea. Quem usa os benefícios para cursos em instituições diferentes terá que abrir mão de um dos dois programas.
O que é o Prouni?
O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o governo oferece isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino participantes. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário