segunda-feira, 9 de março de 2015

Perigosos e essenciais: conheça 10 curiosidades sobre os insetos


RESPONSÁVEIS PELA POLINIZAÇÃO, OS INSETOS TAMBÉM SÃO CONCORRENTES DO SER HUMANO

Moscas, abelhas, besouros e formigas. Você, provavelmente, os encontra com frequência. Mas o que sabe sobre eles? Tem ideia de quanto tempo vive um inseto? Ou quantas pessoas morrem por causa deles? Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, Pedro Neves conta algumas curiosidades sobre essa classe de animais.


METADE DOS SERES VIVOS

Você sabia que os insetos representam 50% de todos os seres vivos do planeta? Eles também são 90% de todos os animais.


UMA COISA DE CADA VEZ

Vários insetos têm uma forma para cada função que precisam realizar. Alguns, quando precisam crescer e se desenvolver para adquirir massa corporal, adquirem a forma de lagartas e larvas. Assim, eles são “verdadeiras máquinas de comer”, lembra Neves. Depois, quando estão em fase adulta, com a necessidade de reprodução, se tornam borboletas, por exemplo, que podem voar longas distâncias e dependem pouco da alimentação.


GPS NATURAL

Já imaginou como as formigas sabem qual caminho seguir? É porque os insetos têm vários mecanismos para se comunicarem entre eles. Para as formigas, os sinais químicos são os mais importantes para marcar trilhas e até encontrarem o sexo oposto para a reprodução.


MAIS BESOUROS DO QUE VOCÊ ESPERAVA

Você sabia que existem mais de 300 mil espécies de besouros por aí? Também são mais de um milhão de espécies de insetos identificadas até hoje.


PERIGOSOS

Os insetos são responsáveis por uma das mais graves doenças do mundo, a malária. Ela é transmitida por meio da picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Existem cerca de 400 espécies diferentes desse mosquito, mas apenas 30 delas são grandes vetores de transmissão da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os tubarões, apesar da fama, matam de 10 a 20 pessoas por ano no mundo inteiro. A malária matou 584 mil pessoas no mundo inteiro em 2013.


IGUARIAS EXÓTICAS

Você sabia que pode comer insetos? De verdade. Eles já são utilizados na alimentação em alguns países, principalmente asiáticos. Eles também podem ser vistos como uma alternativa futura para a alimentação humana.


SEM INSETOS, SEM FLORES

Se não fosse pelos insetos, você não teria aquela orquídea linda. Eles são os principais responsáveis pela reprodução das plantas e pela produção de alimentos por meio da polinização, o transporte de pólen.


CONCORRENTES DOS HUMANOS

Os insetos são os principais concorrentes do ser humano por alimentos. Eles atacam as lavouras e os produtos até mesmo depois da colheita, o que, muitas vezes, torna necessário o uso de agrotóxicos.


VIDA LONGA

O ciclo de vida de um inseto, entre ovo e adulto, pode variar bastante. Dependendo da espécie, pode viver poucos dias - ou chegar a mais de 15 anos. Uma formiga operária, por exemplo, vive até seis anos.


REPRODUÇÃO VARIADA

Os insetos podem se reproduzir de diferentes formas. O tipo de reprodução mais comum é a sexuada - as duas células reprodutoras se encontram e formam uma nova célula - e por oviparidade, quando os ovos são colocados diretamente no ambiente e o embrião se desenvolve longe do corpo da mãe. Outra forma é a reprodução é assexuada, quando o óvulo se desenvolve sem ser fecundado pelo gameta masculino e, assim, pode produzir só fêmeas ou só machos.
Fonte: www.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário