terça-feira, 24 de março de 2015

Educadores em estado de greve mostram ânimo em passeata nesta segunda (23)

Em estado de greve, 2 mil educadores aprovaram em assembleia passeata e paralisação de dois dias  


Trabalhadores em educação lotaram o Teatro Boa Vista, na tarde desta segunda-feira (23), para saber dos resultados da última reunião de negociação com representantes do governo, que quer dar a categoria 13,01% aos professores com nível médio, o antigo Magistério e 0,89% para os docentes com nível superior. Insatisfeitos com a proposta, professores resolveram paralisar as atividades nesta quarta e quinta (26), para cobrar seriedade do poder público em relação a educação.
Na assembleia, o presidente do Sintepe, Fernando Melo, detalhou desde a chegada do Projeto de Lei na Alepe até a suspensão momentânea da votação do mesmo. Em seguida, o sindicalista reafirmou que a posição do sindicato juntamente com os trabalhadores é manter 13,01% de reajuste para toda categoria. “Exigimos o respeito ao Plano de Cargos e Carreira. Os professores que têm nível superior sentem-se prejudicados com o percentual oferecido”, assegurou Melo. Para cobrar um posicionamento concreto do governo estadual, os trabalhadores deliberaram em assembleia uma passeata até o Palácio do Governo, além de decidirem cruzar os braços na quarta e quinta-feira (26).
No caminho, entre os educadores que conversamos está Valter Barbosa, professor de História da Escola Edmur Arlindo de Oliveira, que garantiu que a categoria precisa desenvolver mecanismos de pressionar mais ainda o governo, que na negociação pouco acrescenta. Representantes das escolas de referência, colocadas pelo governo como modelo na educação, participaram da passeata e mostraram-se indignados com as propagandas mentirosas. “Temos muitos problemas estruturais. A escola não é modelo porque falta ventilação, as salas estão superlotadas, falta merenda, falta merendeira. A sociedade precisa ver como o governo trata a educação”, garantiram as professoras.
Para que você acompanhe os próximos passos da luta, disponibilizamos a agenda aprovada pela categoria, que está em estado de greve, na assembleia da tarde desta segunda-feira (23).
24/03 – Mobilização nos locais de trabalho;
25 e 26/03 – Paralisação das atividades;

27/03 – Assembleia geral da categoria, às 9h, local ainda será definido;
30/03 – Reunião de representantes com o governo, às 16h, na Secretaria de Administração;

31/03 – Nova assembleia da categoria, à tarde, local a definir.
Fonte: SINTEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário