POR Paulo Floro
Esta semana a Lua irá encobrir completamente o Sol criando um eclipse solar total, um dos fenômenos mais raros e bonitos no mundo. Será dia 20 de março, mas apenas uma parte do planeta conseguirá assistir.
No eclipse total a Lua obscurece o Sol completamente. Animais e pássaros que dependem da passagem do dia como orientação acreditam que já é noite e a temperatura pode cair.
Este eclipse solar é o primeiro desde 3 de novembro de 2013. Desta vez apenas uma parte do Hemisfério Norte conseguirá ver. O cone de sombra da Lua vai traçar uma passagem sobre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico, começando na Groelândia e indo numa curva pelo Nordeste até a Islândia e o Reino Unido. Em seguida, segue pelas Ilhas Faroe, na Noruega e finaliza no polo Norte.
Segundo a Nasa, este eclipe será um pouco maior que os anteriores com uma faixa de escuridão de 463 km de largura e 150 km de extensão. Isso acontece pelo fato da Lua estar no chamado perigeu e também pelo ângulo oblíquo da Terra no momento que a sombra passar pelo Ártico.
Transmissão online no Brasil
Com exceção dos lugares citados, o eclipse será parcial na maior parte da Europa. A observação ainda depende das condições do céu no momento do fenômeno. Em Londres, por exemplo, a cobertura do Sol será de no máximo 87%.
No resto do mundo, a opção será acompanhar o eclipse pela internet. O site slooh.com vai transmitir ao vivo a partir das 5h30 no horário de Brasília.
Espetáculo nos céus em setembro
O grande evento astronômico no Brasil este ano será dia 28 de setembro. Um eclipse lunar poderá ser visto em todo o território brasileiro com início às 21:11 e término às 03:22 da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário