domingo, 8 de março de 2015

ÍCONES DA MÚSICA BRASILEIRA: ROSANA


NO DIA, INTERNACIONAL DA MULHER, O ÍCONES DA MÚSICA BRASILEIRA TRAZ A CANTORA ROSANA.

Rosana Fiengo, popularmente conhecida por Rosana (São Paulo, 7 de março) é uma cantora brasileira nascida no bairro do Brás. Filha de Aldo Fiengo e Zenaide Romano Fiengo, começou a cantar com o pai ainda com treze anos, na banda Casanova's, apresentando-se em diversas cidades de São Paulo.

Fortemente influenciada por Elis Regina na adolescência, decidiu ser cantora. Em 1981, classificou-se no Festival Shell da TV Globo, assinando depois contrato com a RCA, mas acabou não lançando nenhum disco. Em 1986, uma fita sua, com uma gravação daquele que foi seu primeiro sucesso - Nem um toque - foi levada à Rede Globo e acabou inserida na trilha sonora da telenovela Roda de Fogo em 1986.

Com essa exposição, a música foi exaustivamente executada nas rádios. Rosana então assinou contrato com a CBS/Sony Music neste mesmo ano, permanecendo neste selo até 1993. Seu maior sucesso, porém, ocorreu no ano seguinte, com a canção O amor e o poder, tema da personagem Jocasta, vivida pela atriz Vera Fischer na telenovela Mandala (da mesma emissora Globo, 1987/1988), que ficou 31 semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso.

Em 1988, ganhou um especial na Rede Manchete de Televisão, que além de interpretações ao vivo, tinha depoimentos da cantora sobre sua vida pessoal e carreira.Considerada a Janis Joplin brasileira pelo apresentador Jô Soares, ainda na década de 80, realizou uma turnê em homenagem à roqueira, como trabalho paralelo.Seu primeiro disco, Coração selvagem, que continha esta canção, vendeu mais de um milhão de cópias, rendendo-lhe vários troféus e homenagens.

Ao longo de sua carreira, gravou dez discos, dos quais oito tiveram execução fora do Brasil, sobretudo na América Latina, contabilizando oito discos de ouro e dois de platina. Recordista do atual Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio TIM de Música e Prêmio SHARP), recebeu oito indicações de melhor cantora e ganhou cinco (1987/1989/1990/1992/1994). Sua mais recente indicação foi em 2004 pelo álbum "Rosana".

Foi convidada para gravar com cantores internacionais, cantando em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano), e apresentou-se nos principais programas televisivos. Apesar disto, nos anos 90 dedicou-se a gravar projetos especiais, tais como releituras de clássicos da MPB (Gata de Rua, 1993) ou uma incursão pela dance music (Vende Peixe-Se, 1996).

Atuou como atriz nos programas globais Os Trapalhões e Você Decide. Gravou canções para dois filmes da Disney: Oliver & Sua Turma e O Corcunda de Notre-Dame em 1994. Em 1998, nasceu Davi, seu primeiro filho, e afastou-se novamente da mídia. Quando se comemorou os 90 anos de Carmem Miranda, fez uma homenagem a ela excursionando com o show em 1999/2000.

O tão esperado álbum intitulado "Rosana" foi lançada em 2003, pela gravadora Movieplay Music,  rendeu a indicação de melhor cantora no Prêmio TIM de Música 2004 e mais um tema de novela "Enquanto a vida passa" em Roda da Vida. Em 2006, lançou seu décimo quinto tema de novela "Ninguém te amou assim" em "Prova de amor" pela Rede Record de Televisão. Recebeu uma homenagem pelos 20 anos de carreira e sua obra musical no evento intitulado Festa da Deusa, que reuniu fãs de todo o Brasil, no Rio de Janeiro.

Em 2008, lançou "Reencontro", um dueto com Rodrigo Faro, tema da novela "Mutantes - Caminhos do Coração" também pela Record. Em 2009 voltou as paradas de sucesso com a canção "Lovin' You" fazendo parte da trilha da novela "Caras & Bocas" da Rede Globo.

Rosana tem como madrinha de carreira a cantora Leni Andrade e é reconhecida como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos por nomes consagrados como o cantor e compositor Caetano Veloso, e o produtor musical Max Pierre. Vivendo no Rio de Janeiro, a cantora multiinstrumentista, continua fazendo shows pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina, cantando e ainda tocando piano e violão.

Fonte: https://sites.google.com/site/rosanafiengo/biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário