sexta-feira, 6 de março de 2015

AULA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO

Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.
As fontes históricas podem ser vestígios da vida humana no passado utilizado pelo historiador. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa as fontes não materiais baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, através de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da fala.
É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.
É seguindo essa perspectiva que tive a honra de levar os alunos da EJA I para conhecer uma fonte histórica da nossa cidade. Seguindo as Orientações Metodológicas da Secretaria de Pernambuco que orienta nesse primeiro módulo trabalhar as fontes históricas, aproveitei a oportunidade de não só passar esse conhecimento para os alunos através do livro didático, mas trabalhar uma aula com visita a uma das fontes histórica da nossa cidade que é motor responsável por gerar energia para a nossa cidade entre 1953 a 1968, segundo o senhor Manoel Lopes (Maninho). 
A aula aconteceu com os alunos em volta do motor, ou seja, da fonte histórica, onde fizemos analises e reflexões a respeito dessa fonte e o quanto ela foi e é importante para a história do nosso município. Muitos dos alunos não conheciam o significado daquele motor está ali, no decorrer da aula procuraram fazer indagações e comentários entre eles, o que deixou ainda mais a aula interessante. 
No decorrer da aula falei não só na fonte material, mas na fonte oral, pois foi través do senhor Manoel Lopes (Maninhe) que pude passar muitas informações importantes para os alunos, ao afinal da aula registramos o momento de fonte histórica material e voltamos para a sala com compromisso de aprofundar o estudo sobre as demais fontes históricas.


O historiador não é Jesus, mas ressuscita a história dos mortos. 

PROF: JOSIVAN 
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