Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de
coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do
passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos
que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e
reconstruir a história.
As fontes históricas podem ser vestígios da vida humana no
passado utilizado pelo historiador. Esses são exemplos de fontes materiais
escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários,
pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios,
ferramentas, armas, esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto
de pesquisa as fontes não materiais baseadas nas lendas e contos antigos
passados de pai para filho, através de depoimentos transmitidos através da
oralidade, ou seja, da fala.
É por meio das relações entre as várias fontes históricas que
o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído.
Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações.
Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.
É seguindo essa perspectiva que tive a honra de levar os
alunos da EJA I para conhecer uma fonte histórica da nossa cidade. Seguindo as
Orientações Metodológicas da Secretaria de Pernambuco que orienta nesse
primeiro módulo trabalhar as fontes históricas, aproveitei a oportunidade de
não só passar esse conhecimento para os alunos através do livro didático, mas
trabalhar uma aula com visita a uma das fontes histórica da nossa cidade que é
motor responsável por gerar energia para a nossa cidade entre 1953 a 1968,
segundo o senhor Manoel Lopes (Maninho).
A aula aconteceu com os alunos em
volta do motor, ou seja, da fonte histórica, onde fizemos analises e reflexões
a respeito dessa fonte e o quanto ela foi e é importante para a história do
nosso município. Muitos dos alunos não conheciam o significado daquele motor
está ali, no decorrer da aula procuraram fazer indagações e comentários entre
eles, o que deixou ainda mais a aula interessante.
No decorrer da aula falei
não só na fonte material, mas na fonte oral, pois foi través do senhor Manoel
Lopes (Maninhe) que pude passar muitas informações importantes para os alunos,
ao afinal da aula registramos o momento de fonte histórica material e voltamos
para a sala com compromisso de aprofundar o estudo sobre as demais fontes
históricas.
PROF: JOSIVAN
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