segunda-feira, 31 de março de 2014

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2014

Até 23 de maio, jovens estudantes de todo o país poderão concorrer a uma das 78 vagas do programa


Com slogan “Você tem perfil para mudar o País”, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre novamente as portas para 78 estudantes de todo o Brasil que queiram simular as atividades dos deputados federais no Congresso Nacional, em Brasília. As inscrições ficam abertas de 17 de março a 23 de maio.
Para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Podem participar do PJB os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis.
Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa. Todas as informações podem ser encontradas no site do PJB na internet, pelo linkhttp://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2014.
O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações de Projetos de Leis como se fossem deputados reais em comissões. A jornada de simulação das atividades parlamentares provoca um processo de reflexão sobre a política, a realidade socioeconômica do país e o seu papel como agente de mudança.
O número de representantes por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco quatro jovens serão selecionados.  A 11ª edição será realizada na semana de 21 a 26 de setembro de 2014 nos plenários da Câmara. Para o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, os estudantes são um exemplo de dedicação que deve ser seguido. “Os programas Parlamento Jovem e Jovem Senador permitem que o aluno tenha mais do que apenas a noção de como funciona o Congresso Nacional, mas passe pela vivência do processo democrático do país. Sem dúvida serão jovens com bagagem diferenciada de experiências,” declarou.
Em 2013, na décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro, o recorde de inscrições do programa foi superado, chegando a 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por estudantes de todo o País. O programa mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados através da fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Fonte: SEDUCPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário