terça-feira, 25 de março de 2014

MST e CPT ocupam Gerencias Regionais de Educação e a Secretaria de Educação do estado‏



MST e CPT ocupam hoje a Secretaria de Educação de Pernambuco e as Gerencias Regionais de Educação com uma aula pública para denunciar que  escolas do campo estão sendo fechadas sem escutar a comunidade, que ficam submetidas as alternativas de deslocarem para os centros urbanos ou abandonarem os estudos.
A famigerada nucleação está causando revolta no campo. Alega do que a comunidade não atende o número mínimos de alunos, as crianças são obrigadas a estudar em outra. Classes multi-seriadas também representam um problema. Já compõem os dados de pesquisas educacionais o aumento do índice de analfabetismo de jovens e adultos.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDS) publicou em Outubro de 2011, que 23% da população do campo são analfabetas. Nos últimos dez anos, são 32,5 mil unidades a menos no campo, de acordo com levantamento da Folha com base em dados do Censo Escolar.
Os trabalhadores reivindicam que  nenhuma escola do campo seja fechada, além de  convocar os municípios para discutir acerca do fechamento das escolas do campo e suspender o processo de fechamento das escolas bem como revogar as que já foram fechadas até que os envolvidos (comunidade, conselho tutelar e movimentos sócias e sindical) possam debater o assunto.
O protesto também cobra construção das 15 escolas de nível Médio, garantir de imediato as condições de funcionamento do programa EJA Campo, regulamentar o Regime de Colaboração em parceria com a AMUPE e UNDIME com a participação do Comitê Pernambucano de Educação do Campo, dentre outras pautas.
“Não vamos sair daqui enquanto não formos atendidos pelo secretário”. Afirma, Rubneuza Leandro da direção estadual do setor de Educação do MST.
Protesto não ocupa GRE do Pajeú : O blog apurou junto à GRE do Sertão do Pajeú e constatou que por aqui, não houve nenhum ato de ocupação ou protesto, ao menos até agora. “Por aqui tudo muito tranquilo”, disse o segurança do local.
Fonte: Site do Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário