quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Passeio ciclístico leva reflexão sobre sustentabilidade e qualidade de vida

Alunos e professores da EREM José Manuel de Queiroz percorreram ruas do Janga


Pensar o uso da bicicleta não apenas como ferramenta de lazer, mas também como meio de transporte que possibilita o bem estar físico e contribui para melhoria do trânsito, foi o objetivo da 6ª edição do passeio ciclístico promovido pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Manuel de Queiroz, localizada no município do Paulista, Região Metropolitana. Mais de 100 participantes, entre alunos, professores e funcionários da unidade, saíram pelas ruas do Janga, na última sexta-feira (19), levando reflexão sobre ações para uma cidade melhor e o respeito aos ciclistas.
Com uma proposta interdisciplinar, o projeto envolveu o estudo das disciplinas de Educação Física, Matemática, Física e Geografia promovendo um aprendizado lúdico e significativo. “Detectamos uma diminuição no número de alunos que utilizam bicicletas para vir à escola e entre os fatores para essa diminuição está o medo da violência, como riscos de assaltos, e os perigos do trânsito. Nosso objetivo foi chamar a atenção para esses problemas e também para a estrutura das cidades que hoje não oferecem condições para pessoas com deficiência, nem para pedestres e ciclistas, uma vez que não há conservação das calçadas, nem ciclovias”, explicou o professor de Educação Física e autor do projeto Carlos Alberto da Fonseca.
Para o estudante Pedro Paulo Miranda, 16 anos, o passeio foi um momento agradável de aprendizado e lazer. “Foi uma oportunidade para aprendermos com uma dinâmica diferente. Saímos da sala de aula para ter contato com nossa comunidade e pudemos estudar geografia, educação física e até matemática e física, pois fizemos cálculos de velocidade e distância percorrida. Também chamamos a atenção das autoridades para as condições das ruas de Paulista que estão precisando de cuidados”, declarou o aluno do 2º ano.

Fonte: SEDUCPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário