Do UOL, em São Paulo
- Arte/UOL
A Casa Civil e o MEC (Minstério da Educação) soltaram nota na manhã desta quarta (3) para informar que a primeira não está com os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) conforme reportagem do jornal carioca O Globo.
Segundo o jornal, as informações sobre o Ideb já teriam passado pelo crivo técnico do Inep, órgão responsável pelos dados, e estariam retidas na Casa Civil há 15 dias.
Ambas as notas negam as "ilações" da reportagem sem, contudo, confirmar a data de divulgação do Ideb.
No comunicado do MEC, a pasta confirma que os dados estão prontos e, agora, a finalização é para sua divulgação. Já a Casa Civil afirma que essa é uma "atribuição exclusiva" do MEC e do Inep.
Calculado a cada dois anos, o Ideb é a "nota" da educação básica brasileira -- há índice para as duas etapas do fundamental (4ª e 8ª séries) e para o ensino médio. A previsão inicial era que a divulgação ocorresse em meados de agosto, o que depois foi adiado para o final de agosto. Para se ter uma ideia, os resultados foram divulgados em meados de agosto em 2012, no começo de julho em 2010 e na primeira quinzena de junho em 2008.
Os últimos resultados foram divulgados em 2012, com dados de 2011. Este ano serão processadas as informações das provas de português e matemática, mais as taxas de aprovação, referentes a 2013.
Veja a íntegra da nota da Casa Civil:
Nota à imprensa: Casa Civil não recebeu dados do Ideb
3 de Setembro de 2014
A Casa Civil da Presidência da República informa que é totalmente improcedente a informação divulgada em O Globo desta quarta-feira, 3, de que o órgão teria recebido os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Casa Civil não recebe, analisa ou divulga os dados do Ideb, sendo esta uma atribuição exclusiva do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Assessoria de Comunicação Social da Casa Civil/PR
Veja a íntegra da nota do MEC:
MEC esclarece divulgação do índice de desenvolvimento da educação básica
Quarta-feira, 03 de setembro de 2014 - 10:29
O Ministério da Educação esclarece que os resultados da Prova Brasil já foram encaminhados às escolas e aos secretários estaduais e municipais de Educação para validação. Os recursos apresentados, mais de 300, foram analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Após a comunicação aos interessados, os valores do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) para escolas e sistemas de ensino foram calculados e estão sendo finalizados para divulgação. Portanto, é desprovida de qualquer fundamento a ilação de que os resultados do Ideb estariam retidos na Casa Civil, pois esta não os recebeu. Divulgar os resultados é responsabilidade do Inep e do Ministério da Educação.
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário