segunda-feira, 31 de março de 2014

BREJINHO CINQUENTENÁRIA - 31-03-2014 - HOMENAGEM DO POETA GISLÂNDIO ARAÚJO

Tantos tropeiros cansados
Por terem jornadas tantas
Nos teus braços descansaram

À sombra de tuas plantas

Rota de descanso e ponto
De partida e de chegada....
Eu penso que tua terra
Deus criouabençoada.

Brejinho cinquentenária
Tanta importância tu tens
Que eu me ajoelho a teus pés
Pra te dar os parabéns

Brejinho tu tens bravura
E pra todos és importante
Desde quando se uniu
Teu povo comerciante

Polícia Federal: autorizadas 600 vagas de agente



Fernando Cezar Alves


Mais uma ótima oportunidade para quem pretende ingressar no funcionalismo público. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou, na última quarta (26), a realização do concurso público para o preenchimento de 600 vagas para o cargo de agente da Polícia Federal. A seleção será para todos os Estados e a publicação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até 26 de setembro, uma vez que a autorização governamental determina um prazo limite de seis meses para o início do concurso.
Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação e carteira de habilitação a partir da categoria “B”.A remuneração inicial da categoria é de R$ 7.887,33, incluindo o salário de 7.514,33 e auxílio alimentação de R$ 373, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Entre as atribuições do cargo estão executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica e desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa.
Seleção - Quem pretende concorrer ao cargo já pode dar início aos estudos, com base na última seleção, realizada em 2012. Na ocasião, a  organizadora foi o Cespe/UnB. A oferta foi de 500 vagas e o processo contou com duas fases. A primeira foi composta de provas objetivas, exames discursivos, testes de aptidão física e avaliações médica e psicológica. Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional.
O conteúdo programático contou com temas sobre língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de administração, noções de economia, noções de contabilidade, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e legislação especial.
Fonte: jcconcursos.bol.uol.com.br

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2014

Até 23 de maio, jovens estudantes de todo o país poderão concorrer a uma das 78 vagas do programa


Com slogan “Você tem perfil para mudar o País”, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre novamente as portas para 78 estudantes de todo o Brasil que queiram simular as atividades dos deputados federais no Congresso Nacional, em Brasília. As inscrições ficam abertas de 17 de março a 23 de maio.
Para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Podem participar do PJB os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis.
Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa. Todas as informações podem ser encontradas no site do PJB na internet, pelo linkhttp://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2014.
O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações de Projetos de Leis como se fossem deputados reais em comissões. A jornada de simulação das atividades parlamentares provoca um processo de reflexão sobre a política, a realidade socioeconômica do país e o seu papel como agente de mudança.
O número de representantes por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco quatro jovens serão selecionados.  A 11ª edição será realizada na semana de 21 a 26 de setembro de 2014 nos plenários da Câmara. Para o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, os estudantes são um exemplo de dedicação que deve ser seguido. “Os programas Parlamento Jovem e Jovem Senador permitem que o aluno tenha mais do que apenas a noção de como funciona o Congresso Nacional, mas passe pela vivência do processo democrático do país. Sem dúvida serão jovens com bagagem diferenciada de experiências,” declarou.
Em 2013, na décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro, o recorde de inscrições do programa foi superado, chegando a 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por estudantes de todo o País. O programa mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados através da fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Fonte: SEDUCPE

O POETA ARLINDO LOPES HOMENAGEIA O CINQUENTENÁRIO DE BREJINHO

ACRÓSTICO CINQUENTENÁRIO

Completas “Bodas de Ouro”
Iluminada cidade
Nada em ti é mais sublime
Que tua hospitalidade
Uma vez quem te conhece
Em vida nunca te esquece
Nem se livra da saudade
Tem teu povo por teu solo
Eterna admiração
Nos teus lares faz brilhar
Áurea luz da educação
Reina em ti a liberdade
Infinita honestidade
Ordem, paz e evolução.

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

Alunos da rede pública e privada podem se inscrever no torneio interclasses até o dia 9 de abril


Estudantes da rede estadual de ensino e da rede privada, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico), já podem se inscrever para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), que acontece no dia 11 de abril, em suas próprias escolas. O concurso é a maior disputa interclasses de matemática do mundo, sendo realizado em equipes por salas de aula inscritas.
Não há limites para a quantidade de classes interessadas por escolas. Um professor ou coordenador deverá ser designado pela unidade de ensino para realizar o preenchimento da ficha de inscrição através do site www.matematicasemfronteiras.org até às 16h do dia 09 de abril. Maiores informações sobre a competição também estão disponíveis no site.
As provas, que contarão com uma única fase, são dissertativas e devem ser realizadas em equipe sem o auxílio do professor. Divididas em três níveis, sendo eles, básico (para alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental), júnior (7º ao 9º ano) e sênior (Ensino Médio), a avaliação contará com uma questão em Língua Estrangeira, a ser escolhida pela classe. O resultado da olimpíada e a premiação serão divulgados até o dia 26 de maio no site da MSF.
Com o objetivo de aproximar a matemática e as línguas modernas, promovendo o interesse pela disciplina e o trabalho em equipe, a MSF é a versão brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 e coordenado pela associação homônima. No Brasil, o concurso é organizado pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com o apoio do Consulado Geral da França, da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Fonte: SEDUCPE

domingo, 30 de março de 2014

Divulgado listão final de aprovados para cursos a distância

Matrículas já começaram e vão até o dia 3 de abril nos 60 polos descentralizados em todo o estado


Já está disponível o listão definitivo dos aprovados nos processos seletivos para os cursos a distância (EaD-PE) para estudantes a partir do 2º ano do ensino médio ou pessoas que já tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas e para servidores administrativos de escolas públicas, por meio do Profuncionário. Acesse aqui os listões.
As matrículas vão até o dia 3 de abril, no polo descentralizado escolhido. O aprovado deve apresentar histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio (ficha 19) ou equivalente (cópia autenticada) ou declaração de matrícula no 2º ou 3º ano; carteira de identidade (original e cópia); comprovante de endereço; CPF (original e cópia); e uma fotografia 3x4. 
As unidades proponentes dos cursos são as escolas técnicas estaduais Professor Agamenon Magalhães (Etepam) e Almirante Soares Dutra (ETEASD). São 60 polos presenciais espalhados por 54 municípios em todo o estado.
Para os cursos do EaD-PE, foram 5.119 classificados, de um total de 34.491 inscritos. Os cursos são de Serviços de Restaurante e Bar, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar, Logística, Recursos Humanos, Administração, Informática e Segurança do Trabalho. A maior concorrência foi registrada no curso de Administração no polo da EREM Augusto Severo, em Jaboatão dos Guararapes, com 49,8 candidatos por vaga; o segundo lugar ficou com o curso de Segurança do Trabalho, também no polo da EREM Augusto Severo, com 40,8 candidatos por vaga.
Nos cursos do Profuncionário, dos 2.802 inscritos, 399 foram aprovados. Os cursos são os de Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. A maior concorrência ficou com o curso de Secretaria Escolar no polo da ETEASD, no Recife, com 69,1 candidatos por vaga. O segundo mais concorrido foi o de Multimeios Didáticos, também no polo ETEASD, com 19,1 candidatos por vaga.

Fonte: SEDUCPE

ÍCONES DA MÚSICA BRASILEIRA: ELIS REGINA

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945  — São Paulo, 19 de janeiro de 1982). Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria, e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Tal feito lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV. Enquanto outras cantoras contemporâneas como Maria Bethânia haviam se especializado e surgido em teatros, ela deu preferência aos rádios e televisões. Seus primeiros discos, iniciando com Viva a Brotolândia (1961), refletem o momento em que transferiu-se do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, e que teve exigências de mercado e mídia. Transferindo-se para São Paulo em 1964, onde ficaria até sua morte, logrou sucesso com os espetáculos do Fino da Bossa e encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realizar seus planos artísticos. Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli.

sábado, 29 de março de 2014

Longas jornadas no computador podem prejudicar a visão; veja cuidados

Flávio Carneiro
Do UOL, em São Paulo
É comum encontrar pessoas que passam muito tempo em frente ao monitor ou algum eletrônico. Essa prática, no entanto, pode causar efeitos colaterais na visão e demanda cuidados especiais.

O problema mais comum causado pelo uso de aparelhos que emitem luz é chamado de Síndrome da Visão Cansada. Ela ocorre porque os olhos ficam "sobrecarregados", pois estão focados na leitura a todo o momento.

"Os sintomas mais comuns da visão cansada são enxergar imagens borradas, dor de cabeça, ardência e olhos secos", conta o oftalmologista José Ricardo Abreu Reggi, do Hospital Santa Isabel.

Os olhos ficam ressacados porque, durante o uso de monitores, por exemplo, o usuário pisca até 30% menos do que em situações normais, de acordo com Reggi.

Em casos extremos, a falta de lubrificação pode causar perda de sensibilidade na córnea, um processo chamado hipoestesia. "Quando o usuário não pisca, a córnea fica menos sensível e isso pode levar até a inflamações e ulcerações", explica Pedro Antonio, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista.

Em todo o país: Nube seleciona estagiários para 4.279 oportunidades



Sabrina Machado


O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está com inscrições abertas para 4.279 vagas em todo o Brasil. As oportunidades são para estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior, período matutino e noturno. Há também vagas para alunos do curso técnico que devem horas de estágio obrigatório.

Entre os cursos solicitados pelas empresas estão: engenharia civil, marketing, química, gestão ambiental e muitos outros. Além disso, ainda há vagas para os estudantes do ensino médio. As bolsas-auxílio variam de R$ 712,00 a R$ 1.800.

Os interessados podem se cadastrar gratuitamente pelo site www.nube.com.br e concorrer a muitas oportunidades.

Caso você tenha interesse em alguma das oportunidades, mande e-mail para estudantes@nube.com.br e informe o código OE ou faça a busca no site do Nube, em vagas de estágio.

Confira a lista dos principais cursos com ofertas:

sexta-feira, 28 de março de 2014

Câmara aprova cota de 20% para negros em concursos



Renan Abbade


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (26), o Projeto de Lei 6738/13, do Poder Executivo, que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros que assim se declararem na inscrição. O texto teve o apoio de 314 deputados e o voto contrário de 36 deputados, com 6 abstenções. A proposta seguirá agora para o Senado.

A medida abrange os cargos efetivos e empregos públicos, inclusive em autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

Os deputados rejeitaram todas as emendas apresentadas ao texto, inclusive duas aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com parecer do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Uma delas estendia a reserva de vagas aos cargos em comissão da esfera federal e a outra subdividia a cota, nos concursos públicos, entre os que concluíram o ensino médio em escola privada (25%) e em escola pública (75%). As iniciativas dessas emendas partiram dos deputados Luiz Alberto (PT-BA), Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Pastor Eurico (PSB-PE).

Validade
Os editais já publicados quando a futura lei entrar em vigor não serão abrangidos pela nova regra, que terá a duração de dez anos.

A reserva deverá ser informada no edital e ocorrerá sempre que o número total de vagas for igual ou superior a três, ajustando-se a fração para o número inteiro seguinte (maior que 0,5) ou anterior (até 0,5).

A sistemática criada pelo projeto permite a um candidato negro concorrer às vagas reservadas e também às demais vagas, exceto para pessoas com deficiência.

Dessa forma, o candidato negro poderá se enquadrar em um caso ou outro conforme sua classificação no concurso. Se um candidato negro ocupar uma vaga destinada à ampla concorrência, ela não será debitada do número de vagas reservadas.

Como vai funcionar
Segundo o projeto, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Se, posteriormente, for constatado que a declaração é falsa, o candidato será eliminado do concurso ou, se nomeado, a contratação será anulada. Nesse processo, deverá ser assegurado a ele o contraditório e a ampla defesa, mas se ficar comprovada a falsidade, o candidato poderá sofrer outras sanções cabíveis na esfera jurídica.

Vagas redistribuídas
Caso não haja número de candidatos negros aprovados em montante igual às vagas reservadas, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e preenchidas segundo a ordem de classificação.

Caberá à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial avaliar anualmente o cumprimento da sistemática.

Polêmica
Segundo o relator pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Vicentinho (PT-SP), as universidades que já aplicam o sistema de cotas avaliam que o aproveitamento dos negros é igual ou melhor que qualquer outro aluno branco ou “filho de rico”. “Este projeto é o resultado de uma luta de negros e brancos, que não aceitam a persistência das diferenças de oportunidades. O mínimo que essa Casa pode fazer é votar este projeto, que abre um caminho”, afirmou.

Vicentinho disse esperar que não seja necessário renovar o sistema de cotas depois de dez anos. O deputado ainda lembrou que a desigualdade racial está presente até na Câmara. “Eu falo isso na condição de deputado negro que é, salvo engano, o primeiro negro a assumir a liderança de uma bancada”, afirmou.

As poucas vozes dissonantes criticaram bastante a proposta. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse que a medida é “racista, separatista e imoral”.

A outra voz contrária ao projeto veio do deputado Silvio Costa (PSC-PE), para quem a questão racial não é mais importante do que a questão social no país. “No sertão de Pernambuco, onde há influência de colonização holandesa, os brancos é que são pobres. Então, os filhos dos negros ricos serão privilegiados em detrimento dos filhos dos brancos pobres”, criticou.

Já o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) disse que o projeto é inconstitucional. "Essa é uma proposta inconstitucional, fere a Constituição Federal, que estabelece como garantia a isonomia. O artigo 5º diz que todos são iguais sem distinção de qualquer natureza."

A maioria dos deputados, no entanto, defendeu o texto. Para o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), a medida vai permitir um futuro de igualdade. Ele disse que não é possível contestar os dados que confirmam a diferença racial. “Os dados mostram que os negros são mais de 50% da população, mas preenchem cerca de 30% dos cargos efetivos do governo federal”, disse.

Para Picciani, as cotas também buscam sanar consequências do período em que o País escravizou a população negra. "É uma grande vitória do Brasil, o reencontro do Brasil com sua história. O Brasil foi o último país do mundo ocidental a abolir a escravatura. Isso traz consequências para população negra até hoje.”

A votação foi acompanhada, das galerias do Plenário, por manifestantes que gritaram “cotas já”.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), disse que a cota para negros no serviço público não é uma novidade. “Ela já existe em vários estados e municípios”, afirmou. Jandira Feghali disse que o partido votou a favor do projeto e que é preciso tratar de maneira desigual os desiguais. “As mulheres são 10% desta Casa, mas são a maioria da população. O tratamento igual mantém a desigualdade”, disse.

Para o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), o projeto é mais um passo para reafirmar as políticas de ação afirmativa existentes no País.

Já o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) criticou o fato de a necessidade de cotas demonstrar que o governo não conseguiu avançar nos indicadores sociais. “Temos de fazer mais do que cotas, ter política para acabar com a desigualdade. Essa política de cotas demonstra que somos um país desigual e precisamos investir mais em educação”, disse.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), lembrou que as cotas nas universidades públicas são uma experiência bem-sucedida. “A Unicamp fez uma pesquisa e constatou que os alunos que entraram nesse sistema tiveram desempenho melhor do que os que não foram beneficiados”, disse.

Já o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) criticou a meritocracia dos concursos públicos porque "só inclui quem teve condições de estudar nas melhores escolas". “Como pode haver meritocracia se negros e pobres não estudam nos colégios ricos? É meritocracia de uma parte da sociedade”, disse.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: jcconcursos.bol.uol.com.br

LOGO MAIS A NOITE NA SEXTA DA CULTURA, LENILSON NUNES!


Matrículas da 1ª chamada do Sisutec terminam nesta sexta-feira

Do UOL, em São Paulo
O MEC (Ministério de Educação) fecha nesta sexta-feira (28) as matrículas da primeira chamada de aprovados no Sisutec 2014 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). O cadastro deve ser feito na instituição onde o estudante foi aprovado.

A segunda chamada será divulgada no dia 1° de abril. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

O início das aulas nos cursos técnicos está previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

Mais de 1 milhão de inscrições

Nesta edição, o sistema registrou um total de 1.016.211 inscrições. O programa oferece 293.738 vagas em cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas.

O Estado do Rio de Janeiro lidera as inscrições com 111.282, seguido de Minas Gerais com 100.738 inscrições. São Paulo aparece em terceiro lugar, com 88.586 inscrições.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e não pode ter zerado a redação.

Fonte: BOL Notícias

Edital da PM/PB sairá na primeira quinzena de abril



Fernando Cezar Alves


A Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) deve publicar o edital de seu concurso público no decorrer da primeira quinzena de abril. Segundo o presidente da comissão,  Marcos Alexandre Sobreira, o documento ainda depende de alguns acertos, antes que o cronograma do concurso seja fechado com a organizadora, que será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A oferta prevista é de 600 vagas, sendo 540 para homens  e 60 para mulheres. Porém, segundo o presidente da comissão, algumas destas deverão ser para atuar como bombeiro. Este é um dos pontos que ainda precisam ser avaliados para a liberação do edital.Outro ponto pendente diz respeito às exigências para concorrer. Já está confirmado que os interessados deverão possuir ensino médio, mas a corporação ainda avalia a altura mínima necessária para ingresso. A remuneração, tanto para soldado quanto para bombeiro, será de R$ 2.500.
As vagas serão para as cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.
Normalmente, as disciplinas cobradas nas provas objetivas são língua portuguesa, matemática, informática básica, atualidades, conhecimentos gerais do estado da Paraíba e noções de direito.  O processo de seleção também conta com testes físicos.
Fonte: jcconcursos.bol.uol.com.br

Banco do Nordeste deve publicar edital em abril



Fernando Cezar Alves

O Banco do Nordeste definiu, nesta sexta (21), por meio de publicação em diário oficial, a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como organizadora para novo concurso público para o cargo de analista bancário. Segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos do órgão, a publicação do edital deverá ocorrer ainda em abril. A expectativa é de que o concurso seja  para formar cadastro reserva de pessoal e as localidades abrangidas ainda serão definidas.
Para concorrer ao cargo basta possuir ensino médio e os vencimentos iniciais são de R$ 2.858, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os aprovados poderão participar de plano assistencial de saúde e plano de previdência complementar, de forma contributiva.
As atribuições do cargo são as seguintes: atuar em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional, em termos de concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoração, nos níveis operacionais, tático e estratégico do BNB, bem como realizar atividades operacionais, executando as rotinas  e os processos de serviços da unidade de atuação, dentro dos padrões de qualidade, produtividade e tempestividade estabelecidos pelo BNB, para atendimento de clientes internos e externos, além de auxiliar o especialista técnico e o especialista bancário na execução de suas atividades.
O último concurso para o cargo ocorreu em 2010 e foi organizado pela Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP).  A seleção contou apenas com prova objetiva, composta de 80 questões, versando sobre língua portuguesa (20 questões), matemática (16), conhecimentos gerais (14) e  conhecimentos bancários (30). Língua portuguesa  contou com peso dois; matemática e conhecimentos gerais, com peso um, e conhecimentos bancários, com peso três.
As oportunidades foram para os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.  
As contratações serão feitas de acordo com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Fonte: jcconcursos.bol.uol.com.br

É HOJE, É HOJE, MAIS UMA SEXTA DA CULTURA.



Para lembrar: Ensino médio é gargalo no País

Dificuldade para melhorar índices de desempenho educacional não é exclusividade de São Paulo: se repete em todo País

SÃO PAULO - A dificuldade para melhorar os índices de desempenho educacional no ensino médio não é exclusividade do Estado de São Paulo. O diagnóstico se repete em todo País e especialistas apontam problemas similares até mesmo em outros países.

O Censo da Educação Básica, divulgado mês passado pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que o País ainda não conseguiu avançar na barreira em que se transformou essa etapa. O levantamento mostrou queda no número de alunos matriculados no País, ao mesmo tempo em que há cerca 1,5 milhão de jovens que deveriam estar no ensino médio e estão fora da escola.

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ensino médio da rede pública do País ficou estagnado em 3,4 - a meta é chegar a 5,2 em 2021.

Currículo engessado, com 13 disciplinas obrigatórias, e pouca atratividade para o jovem são apontados como os principais problemas. O MEC tenta articular mudanças com as secretariais estaduais e lançou neste ano programa de bolsas de formação para os cerca de 500 mil professores dessa etapa.

Fonte: estadao.br.msn.com

quinta-feira, 27 de março de 2014

MAIS HOMENAGENS AOS 50 ANOS DE BREJINHO! AGORA FOI O POETA, DEDÉ MONTEIRO.

O BERÇO DO PAJEÚ
  Pequenino e vestido de esperança,
Sob as bênçãos de São Sebastião,
No regaço da Serra da Balança,
Nasce o Rio mais doce do Sertão!

Pelo inverno, em firulas de criança,
Serpenteia, encantando a região.
Mas, depois, vira poços, já não dança,
Co’a chegada malvada do verão.

Tu, Brejinho, que és berço verdadeiro
Desse Rio querido e Feiticeiro,
Maltratado e ferido a olho nu;

Tu que és pai de quem sofre essa agonia,
Pede aos filhos do Chão da Poesia
Que não deixem morrer teu Pajeú!

Dedé Monteiro
Tabira, março/2014

Professores que participaram da Greve Nacional terão dias parados abonados, afirma o SINTEPE



Em assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (26), trabalhadores em educação aprovaram pauta com pontos negociados junto ao governo estadual.


Em assembleia realizada nesta quarta-feira (26), os trabalhadores em educação de Pernambuco aprovaram a pauta de negociação, que aponta entre outras questões a elevação da diferença entre os vencimentos dos professores com nível médio e os com nível superior. Atualmente, essa diferença é de 5% e vai chegar a 12% até dezembro deste ano, de acordo com a aprovação.

A pauta que abrange oito pontos é o resultado de uma reunião realizada pela comissão formada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, membros da categoria e o governo do estado. O encontro ocorreu na última segunda-feira (24), na sede da Secretaria Estadual de Administração, no Recife.

No tocante a diferenciação entre professores com magistério e de licenciatura plena, o governo pretende reajustar o salário dos docentes em 4% em outubro e mais 3% em dezembro. Com isso, o reajuste anual dos professores com nível superior passou de 8,32% (previsto com a aplicação do Piso Nacional) para 15,54%.

Ainda em relação aos reajustes salarias, a assembleia aprovou um aumento de 10%, a partir de junho deste ano, para técnicos educacionais e psicólogos escolares. Já os auxiliares e assistentes administrativos educacionais vão receber 7% a mais no salário, também a partir de junho de 2014.

Durante a assembleia geral, ficou acordado que os professores que participaram da Greve Nacional da Educação, realizada entre os dias 17 e 19 de março, terão os dias parados abonados. As aulas serão repostas e os trabalhadores que constatarem que houve desconto nos contracheques, podem procurar o setor jurídico do Sintepe, que tomará as providências cabíveis. 

De acordo com a pauta aprovada no encontro, a nomenclatura Técnico Educacional será substituída por Analista Educacional. Inicialmente, a mudança não prevê reajuste no salário, contudo, o Sintepe espera nas próximas reuniões com o governo cobrar uma isonomia salarial dos analistas da Educação com analistas de outras categorias do serviço público.

Além disso, a Secretaria de Administração se comprometeu a cumprir os seguintes pontos:

- incorporar a gratificação dos técnicos na aposentadoria, com a trava de 5 anos, a secretaria enviará um ofício à FUNAPE prevendo as instruções necessárias para a implantação imediata do pleito;

- aplicar o Piso do Magistério definido pelo Governo Federal, com efeitos retroativos a janeiro de 2015, sem alterações na estrutura das grades de vencimento-base da carreira; 

- formar um grupo de trabalho para discutir a atualização da grade de vencimentos dos auxiliares e assistentes, além da síntese de atribuições dos técnicos educacionais. A discussão deve ser encerrada, invariavelmente, até o dia 31 de agosto de 2014. Além disso, o estudo relativo à rede estadual de ensino será objeto de discussão deste grupo.

Sobre o pagamento de processos atrasados no âmbito da educação, a Secretaria de Administração disponibilizará o montante total de R$ 3 mi, distribuídos em parcelas de R$ 1 mi, entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2014.

Fonte: Sintepe Digital

BREJINHO: A HOMENAGEM DO POETA NENEM PATRIOTA


BREJINHO: 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!
(Minha justa homenagem)

Solo de ricos valores
É a terra do caju
Recanto do Pajeú
De poetas e cantores
Cantoria e cantadores
Também são a tradição
Meus parabéns com razão
Pelo seu aniversário
Brejinho faz cinquentenário
De sua emancipação!

É Brejinho lugar de inspiração
Uma terra de brilho colossal
Todo mês tem a Sexta Cultural
Com valores de nossa região
Brava Festa de São Sebastião
Em janeiro o turismo é abrangente
Município de gente inteligente
Povo bom pra contar, não há quem conte
Luta e fé, com trabalho, eis sua fonte
E do Rio Pajeú é a nascente!


Fonte: Blog Pajeú da Gente

IFPE divulga edital de concurso com 174 vagas

Inscrições devem ser feitas no período de 31 de março a 11 de abril.
Há vagas para técnico-administrativos e docentes.


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quarta-feira (26), os editais para o concurso público que irá preencher 174 vagas, em diversas áreas. As inscrições devem ser feitas no período de 31 de março a 11 de abril.
Os candidatos podem acessar o edital e se inscrever através do site da Cvest.
Na distribuição das vagas, são 43 para técnico-administrativos, em 18 cargos, e 131 para docentes, em 44 áreas. Todas as oportunidades são para qualquer um dos campi do IFPE.

Para docente com com regime de trabalho de 40h, é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 90; para professores com carga horária de 20h, essa taxa custa R$ 60. Já para técnico-administrativos, o valor da taxa é de R$ 50 para os cargos de níveis médio e intermediário e R$ 80 para os de nível superior.
Os candidatos que não tiverem condições de pagar o valor da inscrição podem solicitar isenção nos dias 31 de março e 1º de abril, através de um requerimento que estará disponível no site da Cvest.
Os salários iniciais variam de R$ 1.640,34 a R$ 3.804,29. Através do plano de carreira, os professores com doutorado podem ganhar até R$ 8.344,64. Todos os candidatos se submeterão à prova escrita objetiva, que serão aplicadas no dia 18 de maio, das 9h às 12h (para os cargos de técnico-administrativos) e das 14h às 17h (para os cargos de docente). Os professores ainda farão provas de conhecimentos práticos e de títulos.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125-1613.
Fonte: G1

7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

No dia 18 de março de 2014, durante a aula inaugural da Fundação Oswaldo Cruz, foram abertas oficialmente as inscrições para a sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Os professores interessados em participar com trabalhos realizados na sala de aula, devem acessar o sistema de cadastro no site oficial da OBSMA. O regulamento da sétima edição pode ser acessado AQUI.
O vídeo de divulgação da sétima edição pode ser visto NESTE LINK.


Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A OBSMA tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção AudiovisualProdução de Texto e Projeto de Ciências.
A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.
Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.


Fonte: www.olimpiada.fiocruz.br