segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Contribuinte poderá fazer rascunho da declaração do IR 2015

Receita Federal lança aplicativo para facilitar o preenchimento da declaração do imposto de renda.© Foto: Reprodução Receita Federal lança aplicativo para facilitar o preenchimento da declaração do imposto de renda.
A partir desta segunda-feira, os contribuintes já podem começar a preparar a sua declaração do Imposto de Renda 2015. Um novo aplicativo da Receita Federal, lançado hoje, permite a criação de um rascunho digital do documento.

As informações salvas no rascunho poderão ser transportadas automaticamente para a declaração do IR 2015 a partir de março, quando o programa gerador estiver disponível.
Os dados do rascunho, portanto, só poderão ser editados e salvos até o final de fevereiro. A partir de março, apenas a transferência das informações estará habilitada.O objetivo do novo app é facilitar o preenchimento, dando mais tempo para os contribuintes organizarem a documentação. O seu uso, no entanto, é facultativo.
Poderão ser registradas no rascunho informações tanto sobre fatos que já aconteceram neste ano, como os que ainda ocorrerão. Ou seja, fatos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014.
Segundo o Fisco, é possível incluir informações sobre dependentes ou alimentandos, pagamentos efetuados, bens e direitos e rendimentos.
A ferramenta pode ser acessada por computador ou dispositivos móveis com os sistemas operacionais Android e iOS.
Como a base de dados é a mesma, é possível começar o rascunho no celular e depois continuá-lo pelo computador.Para salvá-lo, é preciso criar uma palavra-chave, que não terá como ser recuperada. Em caso de perda ou esquecimento, as informações do rascunho serão perdidas.
Fonte: Estadão
Por Bianca Pinto Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário