segunda-feira, 24 de novembro de 2014

EREM JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO SOCIALIZA PROJETO MÃE ÁFRICA HISTÓRIA E CULTURA


Arrancados de sua terra natal há séculos os povos africanos nos concederam um enorme legado cultural. É por essa e muitas razões que a EJSA planejou e realizou esse projeto com o objetivo de promover a igualdade racial, a mentalidade crítica pelos jovens dentro e fora do espaço escolar, formar nova visão sobre a origem afrodescendente com a aplicação das diretrizes da Lei 10639/2003.
Iniciamos nossa atividades com uma visita a comunidade quilombola de Cacimbas - PB, dia 14 de novembro , lá os alunos colheram informações sobre a história daquele povo e organizaram um documentário. Após esse dia foram promovidas em sala de aula, atividades e oficinas a fim de diminuir preconceitos sociais, econômicos e culturais como: estudo da Lei 10639-03, vídeos, consulta em mapas, exibição de filmes, peças teatrais, estudo de músicas, coreografias, produções de painéis, etc.
No dia da consciência negra, dia 20 de novembro, foram socializadas todas as oficinas trabalhadas desde o ensino fundamental ao médio, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e local quanto a mudanças de comportamentos, minimizando as atitudes de descasos e desrespeitos a diversidade étnica cultural de nossa comunidade e extensão a sociedade brasileira. 



Sem a participação do conjunto escolar, jamais podemos combater a discriminação e preconceito racial.

Prof.ª Madalena Sampaio

"Existe uma história do povo negro sem o Brasil. Mas, não existem uma história do Brasil sem o povo negro." Januário Garcia.


VEJA MAIS FOTOS ABAIXO










































Nenhum comentário:

Postar um comentário