quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ATENÇÃO CHOCÓLATRAS: Chocolate pode chegar ao fim em 2020.

Do UOL, em São Paulo
  • Getty Images
    Seca, fungos e aumento no consumo estão colocando chocolate em risco
    Seca, fungos e aumento no consumo estão colocando chocolate em risco
É possível uma vida sem chocolate? Pois o doce como nós conhecemos tem hora para acabar - mais precisamente em 2020, de acordo com dois dos maiores produtores mundiais do ingrediente.
O aviso foi feito pela Barry Callebaut e pela Mars, responsáveis por boa parte do mercado de chocolates planeta afora. De acordo com números oficiais publicados pelo jornal norte-americano "Washington Post", ano passado o planeta consumiu 70 mil toneladas do ingrediente a mais do que foi consumido. Em 2020, os produtores alertam que este défict pode chegar a um milhão de toneladas. 

Procurando soluções

Há vários fatores que contribuíram para a queda da produção de chocolate. Uma delas é o clima: em países como Costa do Marfim e Gana, por exemplo, a seca forçou a redução das plantações de cacau.

Outro ponto é a proliferação de uma série de fungos que apodrecem raízes das plantas - de acordo com números da organização mundial dos produtores de cacau, até 40% da produção mundial foi atingida por este tipo de praga.
Mas o principal problema é o aumento no consumo, especialmente em países como a China. Além disso, a popularidade dos chocolates com maior teor de cacau também abalou o equilíbrio da produção mundial. 
A resolução do problema pode estar em pesquisas de campo: algumas fazendas na África estão investindo em plantas mais resistentes a fungos e em mudas que possam produzir mais favas de cacau. Outros países, como Equador e Costa Rica, também fazem pesquisas constantes para criar plantas capazes de render mais, sem no entanto perder o sabor característico do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário