quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ESTUDANTE PODE FAZER PRÉ-INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DE SIMULADO DO ENEM

As inscrições para o "Geekie Games - O desafio do Enem", uma plataforma na web que vai testar os conhecimentos dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão abertas no próximo sábado (31). A participação é gratuita. Os estudantes já podem fazer uma pré-inscrição cadastrando seu e-mail no site www.geekiegames.com.br.

O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.

As questões que serão usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.


Segundo Dalton Francisco de Andrade, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), "a teoria tem modelos dependendo da natureza das questões", como, por exemplo, questões consideradas fáceis, e outras que, para acertar, ou o candidato mostra maior domínio do conteúdo, ou o candidato escolheu uma resposta a esmo (chute). Na hora de gerar a nota do candidato, o sistema não calcula "só a quantidade de itens que ele acerta, mas quais são os itens que ele acerta", explica Andrade.


Por isso é importante fazer simulados, segundo o professor, já que é assim que o candidato vai "se acostumar com o tipo de questão que o Enem coloca". Na dúvida sobre alguma questão, Andrade recomenda que o candidato a responda mesmo sem certeza. "Todo acerto que ele tem, seja casual ou não, vai aumentar a nota dele."

Fonte: G1PE/Pajeú da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário