sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MEC divulga regras do sistema de seleção unificada para cursos técnicos

Do UOL, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º) as regras do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Oprograma foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado.

Segundo o texto publicado no Diário Oficial, o processo de seleção do Sisutec será efetuado com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já as instituições de ensino poderão participar do sistema de seleção mediante adesão prévia para a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. 

As instituições de ensino participantes do sistema deverão permitir acesso gratuito à internet para a inscrição de estudantes nos processos seletivos do Sisutec. 
O processo seletivo do Sisutec terá as seguintes etapas: 

  • ·         oferta de vagas pelas instituições;
  • ·         inscrição dos estudantes;
  • ·         classificação e seleção dos estudantes nas chamadas regulares;
  • ·         classificação e seleção dos estudantes para ocupação de vagas remanescentes;
  • ·         lançamento, pelas instituições, das vagas ocupadas no Sisutec.
  • ·      No caso de haver vagas remanescentes após a segunda chamada, a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) definirá, por edital, a forma de preenchimento dessas vagas. 


O calendário da primeira edição do Sisutec ainda não foi divulgado, mas a presidente Dilma informou que o sistema seria aberto no dia 5 de agosto.  


Fonte: BOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário