sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"PAJEUZEIRO" MINISTRA SEMINÁRIO QUE DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) promoveu, na tarde desta quinta-feira (22), o seminário Políticas públicas inclusivas: conquistas para uma educação pública de qualidade. O seminário, que aconteceu no auditório da SEE, no bairro da Várzea, foi ministrado pelo secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

Para um auditório lotado de professores, alunos, e pais de jovens com deficiência, Antônio José Ferreira, que é cego, contou sua trajetória na militância pelos direitos da pessoa com deficiência. Nascido em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Pernambuco, entrou em uma sala de aula pela primeira vez aos 12 anos por orientação de um padre italiano recém-chegado na paróquia do município. “Até ali, em 1983, meu pai pensava que um cego não poderia estudar”, revelou.

Antônio José Ferreira
Ainda adolescente, Ferreira viajou ao Recife e passou por diversas escolas estaduais. Foi na Escola Estadual João Barbalho, no centro do Recife, que estudou pela primeira vez ao lado de jovens sem qualquer deficiência visual. “A convivência é a melhor forma de quebrar barreiras. E a escola é o melhor ambiente para essa convivência, porque a criança ainda não é tão imbuída de preconceito como os adultos”, argumentou.
“A cada ano que passa as escolas ficam mais preparadas para receber o estudante com deficiência. Pernambuco tem sete mil estudantes especiais matriculados na escola. Esse é um número alto”, disse

O secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, prestigiou o seminário e destacou as ações que o Governo de Pernambuco promovido para assegurar uma educação inclusiva nas escolas da rede estadual. “Hoje temos 252 salas de atendimento especializado, onde o estudante recebe um atendimento específico em sua deficiência. Outras 250 escolas estarão equipadas com essas salas até o fim do ano, totalizando 502 escolas”, afirmou. As salas incluem mobiliário, itens de informática e materiais didáticos pedagógicos, como jogos, filmes e livros. Dantas ainda destacou que atualmente, a rede estadual conta com 1.072 profissionais atendendo a mais de 7 mil estudantes em todo o estado. O secretário de Educação anunciou a entrega de 21 ônibus escolares equipados para transportar crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Também presente no seminário a superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Rose Maria, destacou que o Governo de Pernambuco vem atuando para promover a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos segmentos da sociedade e a educação é um deles.

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, afirmou que uma política inclusiva deve trabalhar pelo “desenvolvimento das capacidades de todos os estudantes”. “A luta pela inclusão é contínua e vencida no dia a dia”, completou Ana Selva.

De acordo com a gerente de Políticas em Educação Especial da SEE, Albanize Gomes, o objetivo do evento foi sensibilizar a sociedade quanto ao desafio da educação inclusiva.

Fonte: SEDUC/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário