Mariana Tokarnia
Da Agência Brasil, em Brasília
O Consed (Conselho Nacional de Secretários de
Educação) divulgou esta semana nota que rebate as metas estipuladas pelo
movimento Todos pela Educação. O conselho divulgou no dia 6 de março relatório
que mostra, entre outras coisas, que estudantes do ensino médio têm desempenho
inferior ao estipulado pelo movimento para o período.
A nota explica que as secretarias de Educação, com
assistência do MEC (Ministério da Educação), "têm envidado [empregado]
esforços no sentido de alcançar as metas do [Ideb] Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica e superar os desafios impostos pela sociedade contemporânea à
educação e ao contexto escolar".
A nota informa que o Consed considera relevante o relatório do TPE, porém acredita que é "necessário que gestores, ou seja, secretários de Educação, diretores, equipes técnicas, professores e comunidade escolar conheçam previamente os indicadores que levaram à composição das metas, a sua forma de acompanhamento, além das ações de suporte, para que sejam alcançadas conforme previsto, a exemplo das metas do Ideb tão presentes no cotidiano escolar e perseguidas por todos os educadores".
O conselho também diz que "já se tem indicadores
suficientes para a promoção de uma educação com a qualidade condizente a um
país que atualmente representa uma das maiores economias do mundo. No entanto,
há que se pensar e conjugar esforços entre os diversos setores da sociedade
para a concretude desse desafio".
No relatório divulgado no dia 6, o movimento Todos pela Educação estabelece metas para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito à educação básica de qualidade. Para que o objetivo seja cumprido, com o auxílio de especialistas, foram estipuladas metas a serem buscadas e cobradas pelo movimento.
No estudo De Olho nas Metas, há um parágrafo que esclarece que "se
traduzida para notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a Meta 3
do Todos Pela Educação supera os 6,5 pontos nos três anos avaliados [5º ano, 9º
ano e 3º ano do ensino médio]. Portanto, é mais ambiciosa do que as metas do
Ideb estabelecidas pelo governo para o país [6 para os anos iniciais da Ensino
Fundamental, 5,5 para os anos finais da mesma etapa e 5,2 para o ensino
médio]".
Fonte: noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário