sábado, 31 de maio de 2014
Companhia de turismo espacial Virgin prepara primeiros voos privados
LOS ANGELES, 29 Mai 2014 (AFP) - A companhia de turismo espacial Virgin Galactic, fundada por Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira a assinatura de um acordo com as autoridades americanas que permitirá levar turistas ao espaço.
O acordo com a Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) estabelece como serão coordenados os futuros voos comerciais ao espaço com o tráfego aéreo habitual.
Os primeiros voos - que sairão da base americana da Virgin Galactic no Novo México (sudoeste) - estão previstos antes do fim do ano.
"Nossa equipe está trabalhando duro para iniciar viagens especiais de rotina e econômicas do Spaceport America e este acordo é outro passo na direção deste objetivo", disse o diretor executivo da Virgin Galactic, George Whitesides.
"Estou agradecido com a FAA e o Novo México por sua colaboração para alcançar este marco", acrescentou.
A Virgin Galactic só fez testes até o momento, mas já vende a reserva de bilhetes para voos suborbitais comerciais com alguns minutos de duração, apesar de ainda não haver uma data para o início de suas operações.
Em seu site, a companhia propõe um preço de 250.000 dólares para que um interessado passe a fazer parte de "uma comunidade de mais de 600 futuros astronautas". Além de Branson, celebridades, como o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio, já reservaram um bilhete.
O acordo foi anunciado horas depois de a principal concorrente da Virgin em voos espaciais, a SpaceX, fundada pelo bilionário americano Elon Musk, apresentar sua nova aeronave, batizada de Dragon V2.
Fonte: BOL Notícias
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Ministro comemora aprovação do texto-base do Plano Nacional de Educação
Ana Cristina Campos
Da Agência Brasil, em Brasília
Da Agência Brasil, em Brasília
- Luis Macedo/Câmara dos DeputadosCâmara aprovou o texto-base do PNE (Plano Nacional de Educação) na noite de quarta (28)
O ministro da Educação, Henrique Paim, comemorou hoje (29) a aprovação na Câmara dos Deputados, por unanimidade, do texto-base do projeto que institui o PNE (Plano Nacional de Educação). "O país já estava esperando há bastante tempo a aprovação do Plano Nacional de Educação. O plano tem o papel de estruturar toda a estratégia do país de melhoria da educação. Pela primeira vez vamos ter um plano que, além de se preocupar com acesso à educação básica e superior, tem preocupação com a qualidade da educação."
O plano estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo; o aumento de vagas em creches, no ensino médio e profissionalizante e nas universidades públicas; a universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. O plano destina também 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação – atualmente são investidos 5,3% do PIB.
"As metas estabelecem desafios importantes para o Estado brasileiro como, por exemplo, a questão do acesso à educação infantil e à melhoria do ensino médio, a formação e valorização dos professores e o compromisso com a expansão da educação superior e profissional. Precisamos ter recursos suficientes para atender a todas as metas. O PNE traz desafios em relação ao financiamento que são importantes."
Ao participar da abertura da 3ª Reunião Técnica de Formação Continuada: A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação, o ministro ressaltou que resolver a questão da formação de professores é o grande desafio do setor.
"O avanço que tivemos na formação de professores é insuficiente para a grande tarefa que o país tem pela frente que é melhorar a qualidade da educação. Sem dúvida alguma, o maior desafio é resolver a questão da formação de professores. Nosso grande nó é esse. Não só a formação, mas a valorização do professor, que passa pela remuneração, pela carreira."
Enem
Paim informou que o balanço final do número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve ser divulgado semana que vem. Os dados apresentados no sábado (24), que apontaram 9,5 milhões de inscrições, são preliminares, já que dependem da confirmação do pagamento da taxa de inscrição que encerrou ontem.
Alto Pajeú registra maior volume de chuvas. Em Brejinho, foram 145 milímetros
A cidade recordista de chuvas no Pajeú foi Brejinho, com incríveis 145 milímetros registrados. Santa Terezinha registrou 97 milímetros. Tuparetama, que tinha recorde negativo de chuvas, registrou 90 milímetros, seguida de Tabira (76 milímetros), São José do Egito (72 mm), Calumbi (70 mm) e Afogados (45 mm).
No time das cidades com média precipitação, Iguaraci, com 42,3 milímetros, Itapetim (37 mm), Solidão (35,8 mm), Triunfo (32 mm), Quixaba (28,5 mm), Ingazeira (25 mm), Santa Cruz da Baixa Verde (25 mm), Serra Talhada (24,5 mm) e Flores, com 16 milímetros.
Com a chuva no Alto Pajeú com mais intensidade, há expectativa da chegada de mais água na Barragem de Brotas, hoje com 45% de sua capacidade.
Com fotos cedidas por Marcelo Patriota
Fonte: Nill Júnior
Facebook: Aluno criou "Vestibular da Depressão" para aliviar estresse
Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
- Reprodução/FacebookHigor Cerqueira, criador da página no Facebook "Vestibular da Depressão"
Há dois anos, Higor Cerqueira, 19, era um vestibulando com toda a pressão que a situação pode trazer. Para relaxar e descontrair, ele resolveu criar a página "Vestibular da Depressão".
"Eu estava na fase do vestibular e vi que existiam muitas pessoas interessadas nisso, inclusive eu", conta."Procurei nas redes sociais alguma página engraçada sobre vestibular para curtir, mas não encontrei. Então resolvi criar o 'Vestibular da Depressão'."
Atualmente, a página tem mais de 180 mil seguidores e compartilha piadas, vídeos, enquetes e informações úteis -- ou não tão úteis assim -- aos vestibulandos de plantão.
"A ideia é usar o humor para ajudar a aliviar a tensão que todo mundo passa nessa fase. É um momento para desestressar compartilhando as piadas", conta o fluminense de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Depressivo por um dia, SQN
Para Higor, sua formação no curso técnico de informática ajudou a construir as artes e a trabalhar em um ambiente o qual já estava habituado. "E aí a página começou a ter um engajamento mais forte. No começo, era só eu e um amigo que administrávamos o conteúdo. Mas com a grande repercussão, criei uma seleção para escolher novos moderadores para ajudar."
Conforme a página foi ganhando mais e mais seguidores, Higor sentiu necessidade de ter ajuda. Por isso, passou a selecionar outros "depressivos". Ele conta que hoje o time foi reforçado por oito pessoas de todo Brasil.
quinta-feira, 29 de maio de 2014
ALUNOS DA EREM JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO FAZEM MOSTRA SOBRE AS CIVILIZAÇÕES DO EGITO E ROMA
Diante da complexidade dos conteúdos das civilizações do Egito e Roma, associada a longa duração histórica dessas sociedades, a turma do 1º EMSI B e eu, Madalena Sampaio, professora da disciplina de História, decidimos promover várias oficinas mostrando a importância das pirâmides sociais sociais, históricas e religiosas, o processo de mumificação, as produções econômicas baseadas no rio Nilo, os 3 mil anos de governo dos Faraós, pinturas com imagens do cotidiano egípcio, a relação entre a forma da pirâmide e a estrutura da sociedade, a crença na vida após a morte, a importância que era dada as múmias, remetendo-se aos cuidados que os egípcios tinham com o corpo.
Foram produzidas também, oficinas de mapas mostrando Roma e o Egito antigo e atual, questionando tanto a ponte geográfica, como a histórica.
Em se tratando da civilização romana, enfatizamos a cultura originária das antigas civilizações, fazendo observações ao nosso idioma português, conceitos de república e de direito. Foi mostrada também a importância da construção de um poderoso exército, com o qual Roma conquistou vários territórios.
Todo esse trabalho foi produzido e realizado pelos alunos do 1º EMSI "B" facilitando o aprimoramento da aprendizagem dos 1º EMSI "A" e "C", que interagiram no momento da socializações das oficinas.
Por Maria Madalena Sampaio
Professora de História das turmas do 1º Ano Médio Semi-Integral
PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE EM "MAIS INFORMAÇÕES"
PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE EM "MAIS INFORMAÇÕES"
Escola técnica do CE tem 'cota invertida' para alunos da rede privada
Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Nas escolas técnicas do Ceará, quem tem que disputar vagas através de um sistema de cotas são os alunos que estudaram em escolas particulares. No ensino superior, por exemplo, as cotas são adotadas para a reserva da vagas para estudantes de baixa renda ou para negros e índios.
No Estado existem cem escolas estaduais de educação profissional, onde 20% das vagas são reservadas para o que o governo chamou de "cota invertida", destinada apenas aos estudantes que fizeram o ensino fundamental na rede particular.
A cota, porém, só foi estabelecida depois que pais e mães de alunos de escolas privadas procuraram o Ministério Público. Um acordo foi firmado entre governo e a Promotoria, e desde 2010 a medida vale para a seleção em todas as escolas profissionalizantes da rede, incluindo as1.400 vagas que serão abertas no segundo semestre deste ano.
A operadora de telemarketing Leila Maria Alencar Abreu, 46, foi uma das primeiras a procurar o Ministério Público depois de saber que a filha não poderia concorrer a uma vaga. "A gente fazia um esforço para pagar a mensalidade [de cerca de R$ 50] e, quando a minha filha terminou a 8ª série, o meu marido [que é porteiro] ficou desempregado", diz.
Portal reúne dados sobre crianças e adolescentes fora da escola
Mariana Tokarnia*
Da Agência Brasil, em Florianópolis
Da Agência Brasil, em Florianópolis
Mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola. Esse é o alerta da página inicial do portal Fora da escola não pode! do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O portal foi apresentado nesta terça (27) no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. No evento, vários secretários puderam consultar os dados do acesso escolar de seus municípios, e alguns viram os números pela primeira vez.
O portal usa os microdados do Censo de 2010 do IGBE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e outras pesquisas e mostra, em cada município, quantos estão fora da escola e quem são essas crianças e adolescentes, de acordo com idade, sexo, cor/raça, renda familiar e nível de instrução dos responsáveis. O site traz ainda exemplos de como combater o problema e instituições às quais se pode recorrer, como conselhos tutelares, Ministério Público e organizações da sociedade civil.
A secretária de Educação de São José de Piranhas (PB), Fabiana Alves Inácio Ferreira, foi uma das que teve acesso aos números pela primeira vez. "Foi importante me deparar com essa realidade. O município precisa de um olhar mais apurado para resgatar essas crianças", disse. O desafio de Fabiana é incluir 383 crianças, 7,8% da população entre 4 e 17 anos.
Deputados aprovam 10% do PIB nos próximos 10 anos para educação
Por Ricardo Della Coletta, estadao.com.br
Parlamentares votaram apenas o texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE) e devem analisar três emendas na semana que vem
Parlamentares votaram apenas o texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE) e devem analisar três emendas na semana que vem
BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 28, um plano que amplia o investimento público em educação pública para, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos dez anos. Os deputados analisaram o Plano Nacional de Educação (PNE) em Plenário e estabeleceram ainda que, no quinto ano subsequente à vigência do plano, o aporte mínimo na área deverá atingir 7% do PIB. Os parlamentares aprovaram apenas o texto-base e devem analisar três emendas na semana que vem, que podem promover alterações no texto.
A principal polêmica deverá ficar por parte de um dispositivo no texto atual que quer obrigar a União a cobrir estados e municípios que não consigam atingir o repasse mínimo do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), novo parâmetro para o financiamento da educação básica e de aplicação mínima por aluno a ser criado. O PMDB apresentou um destaque pedindo a supressão dessa obrigação. Pela redação aprovada, a União deverá ainda enviar projeto de lei estabelecendo os critérios para o cálculo do Custo-Aluno-Qualidade.
Outro dispositivo que deve sofrer tentativa de alteração é a fórmula do cálculo para as inversões mínimas estabelecidas pelo projeto. Um destaque apresentado pelo PDT e pelo PSB quer remover dessa conta programas de expansão como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras, além de medidas de educação especial. O governo argumenta que essas ações representam um gasto pequeno em relação ao total.
Após três anos tramitando no Congresso, o PNE coloca como diretrizes para o próximo decênio a erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores; morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB; valorização dos profissionais da educação e promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Inep divulgará em junho resultado de avaliação sobre alfabetização
Cristiane Capuchinho*
Do UOL, em Florianópolis
Do UOL, em Florianópolis
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgará em junho os resultado do ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) com novidades nos dados apresentados. Pela primeira vez, serão publicados os dados dos alunos divididos por nível de aprendizado. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Francisco Soares, no 6° Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União de Dirigentes Municipais de Educação).
Além da nota geral da escola, a divulgação trará em que nível, de 1 a 5, está a escola --sendo que 1 é insuficiente-- e qual o percentual de alunos em cada nível, segundo Soares. A mudança significa a determinação do que é o nível adequado de aprendizado para alunos do 3° ano do ensino fundamental. Em 2013, 2,3 milhões de alunos fizeram a avaliação.
Outra novidade é que os resultados serão contextualizados com informações sobre o nível sócio-econômico de seus alunos (baixo ou alto, por exemplo) e a formação de seus docentes (adequada ou não). As informações provêm do questionário da Prova Brasil e do Programa Bolsa-Família.
quarta-feira, 28 de maio de 2014
MEC estuda pacto para melhorar qualidade do ensino fundamental
Cristiane Capuchinho*
Do UOL, em Florianópolis
Do UOL, em Florianópolis
6.fev.2014 - O ministro da Educação, José Henrique Paim, em seu gabineteSérgio Lima/Folhapress |
O MEC (Ministério da Educação) estuda a criação de um pacto de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, contou nesta terça-feira (27) o ministro da Educação, José Henrique Paim, durante o 6° Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União de Dirigentes Municipais de Educação).
"Assim como já estamos trabalhando na alfabetização e no ensino médio, estamos desenhando como isso deve ser para os anos finais", disse. O tema está sendo tratado na Secretaria da Educação Básica e não tem prazo para entrar em ação.
O ministro não determinou se, aos moldes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio, o plano envolverá bolsas para professores.
Implementado em 2013, o Pnaic distribuiu 267 mil bolsas para professores alfabetizadores. Segundo dados apresentados pelo ministro, hoje o país tem 319.545 professores alfabetizadores no 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental.
Aumento do orçamento
Desde 2003, a pasta teve um aumento de orçamento de mais de quatro vezes. De acordo com Paim, o orçamento passou de R$ 19 bilhões naquele ano para R$ 112 bilhões em 2014.
Diante de uma plateia de gestores de cerca de 900 municípios, o ministro afirmou que o governo tem se esforçado para aumentar o repasse para as redes de verba pública para reduzir a desigualdade.
Clique Ciência: Dá para um humano viver em Marte?
Tatiana Pronin
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Quando se fala em vida fora da Terra, a primeira possibilidade que vem à mente dos cientistas é Marte, o mais parecido com o nosso planeta no Sistema Solar.
A Nasa (agência espacial americana) anunciou que pretende enviar pessoas ao Planeta Vermelho até 2030. E uma organização holandesa conseguiu 10 mil inscrições para uma seleção que promete premiar 24 voluntários com uma viagem só de ida para participar de um reality show em solo marciano.
Apesar de tanta empolgação, viver no planeta é bem mais difícil do que parece. "Há vários fatores deletérios para a vida na superfície de Marte: temperaturas extremamente baixas, de -120ºC a +20ºC, atmosfera praticamente inexistente e feita quase que somente de gás carbônico (CO2) e uma altíssima incidência de radiação, tanto na forma de luz ultravioleta do Sol, quanto na forma de partículas, produzidas em explosões solares e de raios cósmicos", descreve Douglas Galante, pesquisador de astrobiologia do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
Os desafios são grandes, mas o pesquisador é otimista: "É um ambiente parecido com o que existe no espaço, em órbita terrestre, onde está a Estação Espacial Internacional. Temos a tecnologia para driblar a maioria desses problemas", declara Galante, que também é ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
Continuam abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2014
O prazo foi prorrogado até o dia 30 de maio
Com slogan “Você tem perfil para mudar o País”, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre novamente as portas para 78 estudantes de todo o Brasil que queiram simular as atividades dos deputados federais no Congresso Nacional, em Brasília. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de maio.
Para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Podem participar do PJB os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis.
Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa. Todas as informações podem ser encontradas no site do PJB na internet, pelo link http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2014.
Prouni: Ampliado prazo para inscrição de candidatos a bolsas remanescentes
Yara Aquino
Da Agência Brasil, em Brasília
Da Agência Brasil, em Brasília
O prazo de inscrição para os candidatos a bolsas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos) foi estendido para o dia 3 de junho. As vagas são para estudantes que já estejam matriculados em instituição particular que participe do programa e pretendem obter bolsa de estudos. As inscrições são feitas na página do Prouni, na internet.
Para concorrer, o estudante deve atender a condições como ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral e ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais do Prouni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos, por pessoa.
O prazo para a inscrição de candidatos a bolsas remanescentes foi prorrogado por meio de edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. A data limite era hoje.
Inscrições para Sisu do meio de ano começam em 2 de junho
Por estadao.com.br
ATENÇÃO: Podem se inscrever participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - EDIÇÃO DE 2013
ATENÇÃO: Podem se inscrever participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - EDIÇÃO DE 2013
Os candidatos à educação superior pública que pretendem tentar o acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação podem fazer suas inscrições a partir da próxima segunda-feira, 2, até as 23h59 de 4 de junho (horário de Brasília). Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.
Segundo reportagem do caderno Estadão.edu, trinta e uma universidades federais oferecerão vaga no meio do ano por meio do Sisu.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.
Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC.
terça-feira, 27 de maio de 2014
Mais de 18 milhões de alunos fazem a olimpíada de matemática na terça-feira
Akemi Nitahara
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro
Nesta terça-feira (27) mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participam da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a segunda fase, que ocorre no dia 13 setembro.
A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova tem seis questões dissertativas, onde o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados, e ocorre em cerca de 9 mil centros de aplicação.
A relação dos alunos premiados será divulgada no dia 1° de dezembro, no site www.obmep.org.br. Em 2014, serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também recebem prêmios os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.
Este ano, se inscreveram 46.712 escolas, de 5.533 municípios, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos níveis 1 e 2; e do Ensino Médio, que fazem a prova do nível 3. A Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Divulgado o resultado final do concurso “Grito da Torcida”
Vencedores conhecerão a Arena Pernambuco
A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes selecionou os três vídeos vencedores do concurso que mobilizou mais de 50 escolas de Referência e Técnicas em todos os pontos do estado de Pernambuco. A disposição e empenho de todos os estudantes resultaram em belas apresentações que evidenciam a união e a amizade entre os jovens.
É com muita alegria que a Secretaria de Educação e Esportes agradece o engajamento de todos que participaram do Grito da Torcida e parabeniza especialmente as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Bezerros, Abílio de Souza, de Orobó e Escola João Bezerra, do Recife, três primeiras colocadas.
Acesse o link para conferir matéria produzida pela Secopa sobre as campeãs do concurso.
Clique aqui para assistir ao vídeo da primeira colocada, EREM de Bezerros.
BREJINHO INICIA DIAGNÓSTICO SOBRE SUAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Diagnóstico Participativo visa criar um perfil da situação das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes brejinhenses
Pais, adolescentes, professores, políticos e funcionários públicos se reuniram, nesta quinta-feira (22), para realizar um objetivo e um desejo comum: conhecer mais profundamente a realidade das crianças e dos adolescentes brejinhenses. Tratou-se do primeiro passo para a realização do Diagnóstico Participativo, instrumento essencial para a campanha de obtenção do “Selo Unicef – Município Aprovado 2013-2016”.
O articulador Felizardo Monteiro dirigiu os trabalhos que incluíram uma prévia da metodologia da campanha e a entrega de questionários inspirados nos mais diversos temas que atingem a vida das crianças e dos adolescentes: Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Violência Sexual, entre outros. “O Diagnóstico Participativo é a oportunidade de ouro que temos para verificar o que está dando certo mas também o que ainda está errado no que se refere às políticas públicas voltadas para os cidadãos brejinhenses que têm entre 0 e 18 anos de idade”, explicou o articulador.
Conselho Regional de Biologia inscreve até 27 de maio
Vinicius Martins
O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio 5) abre concurso para preencher três vagas de nível médio/técnico, e formar cadastros de reserva (CR). Do total, 5% serão destinadas aos portadores de deficiência.
As oportunidades são para assistente administrativo (2 + CR) e técnico contábil (1 + CR) e estão distribuídas entre as unidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Com jornadas de 40 horas semanais, os aprovados receberão R$ 1.957,56 ao mês.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br). As taxas custam R$ 45.
Realizadas nas cidades de Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Natal (RN), as provas objetivas serão aplicadas no dia 8 de junho. Com quatro horas de duração, os exames terão questões sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, legislação e conhecimentos específicos.
Com novo recorde, Enem 2014 tem mais de 9,5 milhões de inscritos
Do UOL, em São Paulo
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 teve 9.519.827 inscritos - um recorde para o exame. O número representa um aumento de 21,8% em relação aos 7.834.017 de inscritos no ano passado. O prazo para inscrição terminou às 23h59 de ontem (23). O número também superou a previsão do governo, que esperava receber 8,2 milhões de cadastros no sistema.
Para confirmar as inscrições, o pagamento do boleto deve ser feito até 28 de maio. Após essa data, o MEC (Ministério da Educação) divulgará o número de estudantes que irão realizar as provas.
Com 3.407.684, a região Sudeste foi a que apresentou o maior número de inscritos. O Nordeste aparece logo em seguida, com 3.062.161 candidatos cadastrados. Na região Sul, foram recebidas 1.159.678 inscrições; na região Norte, 1.033.109; e no Centro-Oeste, 857.195.
O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 1.476.041, seguido por Minas Gerais, com 1.057.521. Veja aqui a distribuição de inscritos por Unidade da Federação.
O balanço final do exame foi divulgado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Chico Soares, em entrevista coletiva neste sábado (24).
domingo, 25 de maio de 2014
ÍCONES DA MÚSICA BRASILEIRA: HERBERT VIANNA
Natural da Paraíba, nordeste brasileiro, Herbert passou boa parte de sua infância na capital nacional (Brasília). No início da década de 80, mudou-se para o Rio de Janeiro. Foi em Brasília que conheceu grande parte de seus amigos, inclusive Bi Ribeiro, Dinho Ouro Preto, Digão, Dado Villa-Lobos e o mestre Renato Russo.
Durante algum tempo namorou Paula Toller, vocalista do Kid Abelha. Era casado com uma mulher inglesa, Lucy, que faleceu no acidente sofrido por eles em 2001.
Curiosidades:
- Herbert já trabalhou como despachante de carga da Transbrasil no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
- Em 1985, ele fez uma cirurgia para corrigir a miopia e deixou de lado o problema que inspirou um dos maiores sucessos da banda: a música Óculos.
- A música Tribunal de bar, do disco Os Grãos, é uma homenagem de Herbert para ele mesmo. Certa vez o cantor estava no bar Jazzmania, no Rio de Janeiro, e subiu ao palco para dar uma canja no show de um amigo. Mas estava bêbado, se atrapalhou e o público, inclemente, vaiou sem dó. Ele ficou irritado e baixou as calças. Logo a história percorreu rodas e rodas de bares
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do grupo Biquini Cavadão.
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do personagem "Paralaminha" de Maurício de Sousa. O personagem é um garoto deficiente físico.
sábado, 24 de maio de 2014
sexta-feira, 23 de maio de 2014
ITAPETIM: EDUCAÇÃO OFERECE AULA DE POESIA PARA PROFESSORES DO ESCOLA ATIVA
Na última terça-feira (20), a Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu aos professores do Programa Escola Ativa, que contempla instituições de ensino da zona rural do município, uma aula de poesia com o poeta Lenelson Piancó.
De acordo com a secretária de Educação, Edna Rangel, a iniciativa de promover a formação surgiu da necessidade de auxiliar os professores durante as atividades referentes à Olimpíada de Língua Portuguesa 2014, no que diz respeito à categoria “poema”.
“Não é primeira vez que o poeta Lenelson Piancó se dispõe a incentivar a poesia e levá-la para dentro das nossas escolas. O nosso município necessita de pessoas como ele e tantos outros para continuar levando o título de Ventre Imortal da Poesia”, ressaltou.
(Assessoria de Comunicação)Junior de Finfa
Inscrições para o Enem 2014 podem ser realizadas até as 23h59 de hoje
Do UOL, em São Paulo
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 podem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (23). O cadastro é feito no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A taxa de inscrição será de R$ 35. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 28 de maio.
A edição deste ano registrava 7,36 milhões de inscritos por volta das 21h de quinta, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame. No horário, eram realizadas mais de mil inscrições por minuto.
Em 2013, o exame teve 7,8 milhões de inscritos e 7,1 milhões de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa.
A recomendação do Inep é de que o participante faça a inscrição em horários com menor procura, como antes das 9h e entre 14h e 17h. Não é recomendado deixar para fazer a inscrição nas últimas horas do prazo final.
O participante concluinte do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
"A razão da má escola não é a falta de tempo", diz professor da USP
Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
- DivulgaçãoVitor Paro é professor titular da Faculdade de Educação da USP
"Você pode fazer duas horas [de aula] por dia e ter uma educação excelente ou oito horas e ter uma educação porcaria", essa é a opinião de Vitor Paro, professor titular da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). Ele se refere à animação (por vezes exagerada e ingênua) em relação à educação integral como caminho para melhorar a qualidade do ensino público.
Logo em seguida, Paro explica que não é contra aumentar o tempo de aula, mas acredita que esse é apenas um dos requisitos para uma educação de qualidade. O pesquisador é um dos autores do livro "Escola de Tempo Integral - Desafio para o Ensino Público", que pode ser baixado gratuitamente na internet.
"A razão da má escola não é a falta de tempo. A escola que está ai não é ruim porque tem pouco tempo, ela é ruim porque tem um método ultrapassado e não existe a preocupação de educar. Só existe a preocupação de passar de ano. A nossa escola não é ruim hoje, ela sempre foi ruim", afirma o professor.
Mais horas na escola
O professor e pesquisador da USP chama a atenção: antes de estender o período dos alunos na escola é preciso pensar na qualidade das atividades. Caso contrário, existe o risco de multiplicar a precariedade por dois -- principalmente na escola pública. Ele aponta que ainda existe uma confusão entre o papel social e o educacional da escola em tempo integral. Muitas vezes o foco está em tirar o aluno da rua em vez de se priorizar a qualidade do ensino, como se fosse suficiente atingir o primeiro.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Itapetim: Limão com Mel é a segunda atração confirmada do São Pedro
O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, confirmou mais uma atração da festa do padroeiro São Pedro 2014. A Banda Limão com Mel se apresenta na noite do dia 29 de junho. A programação completa da festividade junina, bem como outros detalhes do evento, serão divulgados em breve.
A primeira atração confirmada para o São Pedro 2014 foi o forrozeiro Gabriel Diniz, que sobe ao palco na noite do dia 30 de junho.
Por sua vez, a Banda Limão com Mel mostrará aos itapetinenses o seu novo show em comemoração as duas décadas de carreira.
Fonte: Site do Nill Junior
Concurso Grito da Torcida divulga nome das três escolas vencedoras
EREM Bezerros foi a grande campeã; seguida da Escola Abílio de Souza, de Orobó, no 2º lugar; e da Escola João Bezerra, do Recife, no 3º lugar
EREM Bezerros foi a escola que ficou em 1º lugar no concurso |
Estudantes de mais 50 escolas públicas estaduais atenderam à convocação da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE) e entraram em campo para participar do concurso Grito da Torcida. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, consistiu na gravação de um vídeo, com duração entre 3 e 5 minutos, contendo coreografia e grito de torcida para a música Pernambuco Campeão.
A grande campeã do concurso foi a Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros, que receberá, além de um troféu, um kit futebol (cones, bolas, rede para trave, apito, cronômetro, coletes, bomba de ar, placar tipo flanela). Os estudantes que participaram do vídeo serão premiados com uma visita à Arena Pernambuco (palco de cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014), medalhas e camisa personalizada do concurso. A visita ao estádio multiuso será realizada após o Mundial, em data a ser definida.
Tanto a coreografia quanto o grito de guerra da EREM Bezerros tiveram grande participação dos alunos em sua preparação. “Todos se envolveram, fizemos um concurso interno para que os alunos criassem o grito e a coreografia. Na hora de produzir o vídeo, viemos correndo atrás de malhas para as roupas, arrumando estúdio para gravar, todos se envolveram. Corremos atrás dessa oportunidade única não só pela visita a Arena, mas também pelo material que vamos receber”, afirmou o professor José Erivelton.
A diretora da escola campeã, Êda Maria, também destacou o esforço conjunto dos envolvidos. “Professores e alunos se engajaram muito, não mediram esforços, trabalho e dedicação no projeto. Conseguimos, mesmo com todas as nossas limitações, aproveitar a oportunidade que o Governo do Estado nos deu e agora a expectativa é grande para visitarmos a Arena”, disse a educadora.
O aluno Jonathan Luan, de 17 anos, foi destaque na criação da coreografia criativa da EREM Bezerros, que contou com os alunos formando a bandeira de Pernambuco quando vistos de cima. “Foi uma honra participar com todo mundo. Não fui só eu que criei a coreografia, todos ajudaram como se fossem um só. Nossa participação foi muito importante para unir a escola. Valeu a pena todo o esforço”, comentou o estudante.
Quem também terá a chance de conhecer a Arena Pernambuco são os alunos que participaram dos vídeos que conquistaram o segundo e o terceiro lugares no concurso Grito da Torcida. A segunda posição ficou com a Escola Abílio de Souza, do município de Orobó, no Agreste pernambucano. Os alunos representaram os três grandes clubes de futebol do Estado e gravaram em várias localidades da cidade.
O terceiro lugar ficou com a Escola João Bezerra, do Recife. O vídeo da instituição ganhou destaque por utilizar não só pontos turísticos da capital para a gravação, mas também por filmarem em Brasília Teimosa, onde fica a escola. As duas escolas também se destacaram em seus gritos de torcida, cheios de empolgação dos alunos como se estivessem em um jogo do Mundial.
A grande campeã do concurso foi a Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros, que receberá, além de um troféu, um kit futebol (cones, bolas, rede para trave, apito, cronômetro, coletes, bomba de ar, placar tipo flanela). Os estudantes que participaram do vídeo serão premiados com uma visita à Arena Pernambuco (palco de cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014), medalhas e camisa personalizada do concurso. A visita ao estádio multiuso será realizada após o Mundial, em data a ser definida.
Tanto a coreografia quanto o grito de guerra da EREM Bezerros tiveram grande participação dos alunos em sua preparação. “Todos se envolveram, fizemos um concurso interno para que os alunos criassem o grito e a coreografia. Na hora de produzir o vídeo, viemos correndo atrás de malhas para as roupas, arrumando estúdio para gravar, todos se envolveram. Corremos atrás dessa oportunidade única não só pela visita a Arena, mas também pelo material que vamos receber”, afirmou o professor José Erivelton.
A diretora da escola campeã, Êda Maria, também destacou o esforço conjunto dos envolvidos. “Professores e alunos se engajaram muito, não mediram esforços, trabalho e dedicação no projeto. Conseguimos, mesmo com todas as nossas limitações, aproveitar a oportunidade que o Governo do Estado nos deu e agora a expectativa é grande para visitarmos a Arena”, disse a educadora.
O aluno Jonathan Luan, de 17 anos, foi destaque na criação da coreografia criativa da EREM Bezerros, que contou com os alunos formando a bandeira de Pernambuco quando vistos de cima. “Foi uma honra participar com todo mundo. Não fui só eu que criei a coreografia, todos ajudaram como se fossem um só. Nossa participação foi muito importante para unir a escola. Valeu a pena todo o esforço”, comentou o estudante.
Quem também terá a chance de conhecer a Arena Pernambuco são os alunos que participaram dos vídeos que conquistaram o segundo e o terceiro lugares no concurso Grito da Torcida. A segunda posição ficou com a Escola Abílio de Souza, do município de Orobó, no Agreste pernambucano. Os alunos representaram os três grandes clubes de futebol do Estado e gravaram em várias localidades da cidade.
O terceiro lugar ficou com a Escola João Bezerra, do Recife. O vídeo da instituição ganhou destaque por utilizar não só pontos turísticos da capital para a gravação, mas também por filmarem em Brasília Teimosa, onde fica a escola. As duas escolas também se destacaram em seus gritos de torcida, cheios de empolgação dos alunos como se estivessem em um jogo do Mundial.
Fonte: www.secopa.pe.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)