sexta-feira, 16 de maio de 2014

Maria Gaetana Agnesi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maria Gaetana Agnesi
Nascimento16 de maio de 1718
Milão
Morte9 de janeiro de 1799 (80 anos)
Pio Albergo Trivulzio
NacionalidadeItália Italiana
Maria Gaetana Agnesi (Milão16 de maio de 1718 - Milão, 9 de janeiro de 1799) foi uma filósofa e matematicista italiana. Em 1750 o Papa Bento XIV a nomeou para a cadeira de matemática e filosofia natural na Universidade de Bolonha. No entanto, ela nunca lecionou lá.
Agnesi é reconhecida como tendo escrito e tratado, simultaneamente, o cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher nomeada como professora de matemática numa universidade. Escreveu em latim a obra "Propositiones philosophicae" (Proposições Filosóficas), datado de 1748 1 e impresso em Milão, então a capital de um pequeno estado sob o domínio austríaco; mas o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche" (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.
O livro foi além dos tópicos sobre filosofia e abordou mecânica celestial e teoria da gravidade de Newton. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas tratava de aritméticaálgebratrigonometriageometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias de Isaac Newton e de Gottfried Leibniz 2 . É dela também a autoria da chamada "curva de Agnesi". Faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio.

Ela é a homenageada de hoje do Google doodle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário