segunda-feira, 5 de maio de 2014

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até dia 15

Do UOL, em São Paulo
As inscrições para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram prorrogadas até as 23h59 do dia 15 de maio. Segundo nota publicada no site do evento, o prazo foi prorrogado para garantir a inscrição e a adesão a todos os professores e secretarias. 

De acordo com a nota, nas duas últimas semanas o portal teve um grande aumento no número de inscrições e o serviço de atendimento por telefone registrou o dobro do número de ligações entre os dias 24 e 29 de abril. 

O programa busca aprimorar a prática didática de professores de língua portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. 


Como se inscrever

Os professores interessados em aderir ao programa podem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br). Contudo, para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita também a adesão da rede de ensino pelo portal. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão.  No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual. 

Podem participar docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero Poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de Memórias Literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalham com Crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero Artigo de Opinião.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro.


Premiações

As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero. Nesta fase, os professores e alunos escolhidos recebem medalhas de bronze, livros e participam de diversas atividades de formação de acordo com o gênero em que estão inscritos, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais durante os encontros regionais de formação.

Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. Os professores e alunos selecionados serão premiados com medalhas de prata e um tablet. Suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem.

A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora.  As escolas nas quais estudam serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário