quinta-feira, 8 de maio de 2014

Após quatro anos, Câmara aprova Plano Nacional de Educação

Do BOL, em São Paulo
O Plano Nacional de Educação foi aprovado pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (6) em comissão especial da Câmara. O projeto estava em tramitação há quatro anos e agora depende de análise do plenário da Casa antes de seguir para sanção da presidente Dilma.

O PNE estabelece 20 metas para o setor, da educação infantil à pós-graduação, no prazo de uma década. A universalização da educação fundamental de nove anos e o aumento do número de mestres e doutores formados estão entre os objetivos. 

Entre as polêmicas do texto, estão o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, que saltou de 7% para os atuais 10%, e a retirada de referências à equidade de gênero, que foram criticadas pelos religiosos.

O texto aprovado prevê que o financiamento dado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e a isenção fiscal concedida a instituições privadas que participam do Prouni farão parte das contas sobre os 10% do PIB. Não estão previstas punições aos gestores educacionais que não cumprirem as metas do Plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário