quinta-feira, 29 de maio de 2014

ALUNOS DA EREM JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO FAZEM MOSTRA SOBRE AS CIVILIZAÇÕES DO EGITO E ROMA

Diante da complexidade dos conteúdos das civilizações do Egito e Roma, associada a longa duração histórica dessas sociedades, a turma do 1º EMSI B e eu, Madalena Sampaio, professora da disciplina de História, decidimos promover várias oficinas mostrando a importância das pirâmides sociais sociais, históricas e religiosas, o processo de mumificação, as produções econômicas baseadas no rio Nilo, os 3 mil anos de governo dos Faraós, pinturas com imagens do cotidiano egípcio, a relação entre a forma da pirâmide e a estrutura da sociedade, a crença na vida após a morte, a importância que era dada as múmias, remetendo-se aos cuidados que os egípcios tinham com o corpo.

Foram produzidas também, oficinas de mapas mostrando Roma e o Egito antigo e atual, questionando tanto a ponte geográfica, como a histórica.

Em se tratando da civilização romana, enfatizamos a cultura originária das antigas civilizações, fazendo observações ao nosso idioma português, conceitos de república e de direito. Foi mostrada também a importância da construção de um poderoso exército, com o qual Roma conquistou vários territórios.

Todo esse trabalho foi produzido e realizado pelos alunos do 1º EMSI "B" facilitando o aprimoramento da aprendizagem dos 1º EMSI "A" e "C", que interagiram no momento da socializações das oficinas.

Por Maria Madalena Sampaio
Professora de História das turmas do 1º Ano Médio Semi-Integral  

PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE EM "MAIS INFORMAÇÕES"





















Nenhum comentário:

Postar um comentário