sábado, 10 de maio de 2014

Candidatos ausentes no Enem 2013 receberão mensagem de alerta durante nova inscrição

Mariana Tokarnia
Da Agência Brasil
Os candidatos ausentes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado receberão uma mensagem quando fizerem a inscrição no exame de 2014. Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Chico Soares, a autarquia identificou os ausentes no último exame e vai alertar os que fizerem a inscrição neste ano que, se faltarem, estarão desperdiçando recursos públicos.

No ano passado, de 7,1 milhões de candidatos, 5,05 milhões fizeram a prova. O gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova foi R$ 58 milhões.

A taxa de abstenção tem se mantido ao longo dos últimos anos. Em 2012, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. No entanto, com o aumento do número de candidatos a cada ano, o número de faltosos cresce, elevando os gastos.

O Ministério da Educação cogitou cobrar uma taxa de candidatos ausentes, mas a questão esbarra em lei. Se o candidato for de baixa renda não é possível cobrar a taxa de inscrição. No caso, egressos do ensino médio em escola pública não pagam.

De acordo com Soares, os isentos estão entre os que mais faltam à prova. Além dos que não pagam, estão os que concluíram o ensino médio em anos anteriores e os treineiros, estudantes que não ainda estão no ensino médio e fazem a prova para testar os conhecimentos.

"Quando os candidatos fizerem a inscrição, receberão pelo próprio sistema, uma mensagem convidando-os a fazer a prova neste ano e avisando que, caso faltem, estarão desperdiçando recursos públicos", diz o presidente do Inep.

A prova do Enem 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentas. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário