terça-feira, 20 de maio de 2014

10 dicas de empreendedorismo para crianças


Como sabemos, a educação começa em casa e perpassa a escola. As notas das provas dos seus filhos são importantes, mas existem outras habilidades indispensáveis para que as crianças sejam bons profissionais e cidadãos.

O grupo educacional EduInvest, que  é composto por investidores que apostam no empreendedorismo para crianças, tem como foco  desenvolver as habilidades socioemocionais em seus alunos, tais como a capacidade de analisar situações, criar soluções, fazer escolhas e tomar iniciativas.
O CEO do grupo, Marco Gregori, pensou em 10 dicas para ajudar os pais que querem despertar motivação, inovação e resiliência em seus filhos, fazendo crescer outros tipos de habilidades, importantes para que destaquem-se no mercado de trabalho, usando características empreendedoras.
Veja na galeria de fotos 10 dicas para desenvolver a postura empreendedora no seu filho:





Resiliência


Quando algo não está certo, incentive a criança a buscar caminhos e soluções diferentes para os problemas. “Lidar com a resiliência vai desde coisas simples como arrumar o guarda roupa até as próprias atividades escolares”, explica Gregori. “A criança tem de buscar algo, sem desistir. Um exemplo é a pesquisa: se não conseguiu pesquisar o que queria na internet, incentive-as a pesquisar em revistas, jornais, e outros.”



Motivação e autoestima
As vezes os pais focam-se mais que o necessário em notas escolares e esquecem de outras habilidades. Quando seu filho tira nota baixa, broncas muito duras podem repercutir de forma negativa. Em vez disso, você pode motivar a autoestima e usar expressões como: “nem sempre conseguimos da primeira vez”, “tente novamente”, entre outras, para que o seu filho sinta-se capaz.


Cooperação e colaboração
Os pais devem dar exemplos de colaboração e cooperação, como fazer seus filhos ajudá-los em tarefas domésticas, ou até incentivá-los a ensinar um amigo a fazer a lição de casa. 'Ajudar um amigo na lição de casa garante o aprendizado completo', explica o CEO. 'Essa atitude não só ajuda na colaboração como também serve para o próprio aprendizado.'



Organização e planejamento
Primeiro, oriente o seu filho em como arrumar o quarto, como organizar sua mala, e como ele deve planejar horários e atividades com antecedência.


Autocontrole
O autocontrole de emoções é muito importante. “Tenha uma postura sólida e explique para o seu filho o por quê ele tem de parar, pensar, e analisar suas próprias atitudes”, aconselha Gregori. Isso vale desde uma discussão em casa, até em ambientes fora de casa. “Quando as crianças aprendem isso desde cedo, o autocontrole torna-se mais fácil.”



Curiosidade
A curiosidade é fundamental para ajudar na imaginação do seu filho e é uma das características necessárias no empreendedorismo. “Ajude a criança a descobrir e instigar coisas novas. Desde uma música à uma refeição diferente, desperta o espírito de investigação”, explica Gregori.


Negociação
A negociação é necessária por que não podemos ganhar sempre. Segundo o especialista, “se uma criança têm tudo e, quando sai de casa vê que a realidade é diferente, ela não vai ter vontade de conseguir vencer'. Dê exemplos e administre e resolva as diferenças de um modo que atenda aos interesses das partes envolvidas.



Sustentabilidade e ética
Ao explicar o porquê devemos separar o lixo para a reciclagem, explicar o papel das árvores e o processo de produtos, “criaremos cidadãos que farão diferença na sociedade”, afirma o líder. Essa visão trará mais sucesso e contribuirá para um país melhor.




Inovação
Permita que a criança faça propostas de mudanças em coisas simples do cotidiano, desde que ela tenha uma opinião a respeito. Treine o “pensar fora da caixa”, e ajude-a a pensar em nossas possibilidades para ações do dia-a-dia.



Liderança
Trabalhe a comunicação de ideias e o respeito às opiniões contrarias às do seu filho. A criança precisa saber aceitar tanto suas limitações e as dos outros. Explique os porquês para que ela aprenda a defender a sua opinião e, quando necessário, complementar seu pensamento com as ideias dos outros.

Fonte: forbesbrasil.br.msn.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário