Professor tem que ser organizado e ter foco para dar conta das burocracias de sala e da aula |
"O professor acaba muitas vezes trabalhando mais fora da sala de aula do que dentro e uma das maiores dificuldades são os prazos. Um professor que tem aula daqui a meia hora não pode dizer para os alunos 'pera aí pessoal, vou preparar a aula e já volto'. O prazo para ele tem um peso muito grande", diz o especialista em gestão do tempo Sergio Guimarães, que atuou 10 anos como docente.
Por isso, a Lei do Piso Nacional do Professor determina um terço da jornada para esse tipo de atividade. A legislação se refere principalmente à rede pública, mas ainda não é cumprida em todas as redes e em todo o território nacional.
Erros comuns a todos os profissionais
Para Christian Barbosa, também é consultor em gestão do tempo, um dos maiores erros cometidos pelos profissionais, em geral, é a falta de planejamento. "Se você não planeja nada, as coisas simplesmente se tornam urgentes e você fica sem tempo de fazer a vida evoluir. É preciso dar um norte para a semana, para o mês, para o dia", afirma. Um conselho que vale tanto para professores quanto para médicos, advogados, jornalistas...
Pensando no excesso de trabalho que o profissional tem e na dificuldade em organizar todas as tarefas, o UOL pediu ajuda aos especialistas para saber como o docente pode organizar melhor seu tempo:
- Ter objetivos definidos (e atenção às possibilidades) - "Escolha um ou dois objetivos e tenha o pé no chão. Para os próximos meses, escreva-os e detalhe um plano de ação. Ter algo mesmo que não seja 'o plano perfeito' é melhor do que não ter nada", aconselha Christian Barbosa.
- Fazer planejamentos para períodos mais longos – Reserve um dia para planejar todas as suas aulas. Veja as formas de aproveitar o mesmo planejamento para as diversas escolas, ou pelo menos, para as aulas. Procure antecipar as aulas do mês ou do bimestre todo, com flexibilidade para eventuais mudanças.
- Preparar material reutilizável – Não existe alguma forma de reaproveitar conteúdos, provas ou material entre as turmas? Se tiver, não pense duas vezes. É melhor gastar mais tempo para fazer um material que possa ser reaproveitado do que criar diversos conteúdos.
- Aprender a dizer não – É difícil, mas necessário. "Um não bem colocado, com embasamento, não machuca ninguém, é respeito pessoal acima de tudo", afirma o consultor Barbosa.
- Aprender com os erros - Faça uma análise do que deu errado e comece de novo
- Priorizar os resultados em vez dos problemas – Como você conduz seu tempo? Para Sergio Guimarães, muitas pessoas investem as energias em dar conta do trabalho até ele acabar, mas na verdade ele nunca acaba. "O foco jamais deve ser no término e sim nos resultados. Procure simplificar e organizar as prioridades. Nossa relação com o tempo não deve ser tomada pelos problemas. Sendo assim, gaste apenas 20% do seu dia para resolvê-los e o resto para gerar resultados."
- Selecionar – Analise com frieza se vale a pena manter a carga horária. "Às vezes se você cortar um ou outro, a diferença de ganho não será tão grande. Isso vai permitir ter mais tempo e energia, o que ajuda sempre a ter mais ideias para gerar mais dinheiro", diz Christian Barbosa.
- Ser o maior responsável pela própria carreira - Não é a empresa/escola, não é seu chefe/diretor, não são seus pais ou seus amigos que fazem sua carreira. Você é que tem que constantemente usar seu tempo para investir em cursos, networking, eventos, estágios etc. "Assuma o compromisso. Se quer fazer uma especialização, identifique como seu tempo está sendo 'roubado' e tire as coisas do caminho", destaca Guimarães.
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