segunda-feira, 29 de abril de 2013

Concurseiros online: como estudar pela internet


Instituições de ensino que oferecem cursos preparatórios criam ferramentas online para ajudar os candidatos que não têm tempo a perder

Ser aprovado em um concurso público não é uma missão fácil para ninguém, ainda mais quando o concurseiro não pode deixar de trabalhar para se dedicar aos estudos. Pensando nisso as instituições de ensino que oferecem cursos preparatórios cada vez mais criam ferramentas online para ajudar os candidatos que não têm tempo a perder. “Como o sistema online deixa o conteúdo sempre disponível na internet, o concurseiro pode estudar no momento que for mais conveniente. Ao planejar um bom horário ele pode aprender mais e melhorar o rendimento na hora da prova.”, afirma Alexandre Mazza, professor da rede de ensino Luiz Flávio Gomes. A seguir, veja dicas de sites e escolas que oferecem cursos à distancia para os interessados na carreira pública. 

Tudo (ou quase) online

A Federal Concursos é uma opção de escola que oferece cursos preparatórios online. O aluno que tenha interesse em prestar concurso para área federal pode optar pelo curso digital da instituição que transmite as aulas diretamente pela internet. “É como se ele estivesse dentro da sala de aula. O concurseiro tem o mesmo contato com o professor, ele pode, por exemplo, enviar uma dúvida por uma sala de bate-papo e ter a questão respondida na mesma hora”, afirma Patrícia Rizzo, coordenadora da Federal Concursos. 

Os estudantes também têm direito a reprises das aulas ilimitadas durante o curso. Além de poupar tempo, o ensino à distância também pesa menos no bolso. “O curso online é cerca de 30% mais barato que o presencial e o preço varia de acordo com a quantidade de aulas”, afirma ela. Os valores dos cursos vão de R$ 49 a R$ 5.488. 

Na Luiz Flávio Gomes (LFG), os alunos são preparados para os concursos das áreas jurídicas com cursos de grade 70% presencial e 30% online. A rede de ensino utiliza a metodologia telepresencial, em que as aulas são transmitidas via satélite para quinze das mais de 400 unidades do grupo. Para conseguir assistir, o concurseiro precisa se deslocar até uma filial. “Nós não ofertamos cursos totalmente online justamente para acompanhar o progresso do aluno”, afirma Luiz Flávio Gomes, presidente da LFG.  

Na internet, o aluno tem acesso a materiais que complementam e reforçam o aprendizado presencial. “Essa metodologia exige um maior comprometimento do aluno, mas garante que ele não fique com dúvidas sobre o conteúdo”, diz ele. As mensalidades dos cursinhos ficam, em média, em 300 reais. 

Auxílio da rede

Existem ferramentas na internet que podem dar uma mãozinha nos estudos das pessoas que almejam a carreira pública. Por exemplo, redes sociais para concurseiros ajudam na interação e no compartilhamento de informações em tempo real. Além de compartilhar matérias de estudos, a plataforma AtéPassar oferece grupos de estudos, fórum de discussões, simulados e interação entre alunos e professores.

No sistema online, Tuctor o candidato pode montar um plano de estudos por meio de materiais teóricos e testes. A ferramenta, que acompanha o desenvolvimento do concurseiro, também exibe relatórios e indicadores sobre o rendimento do profissional.

Com a onda de sites de compras coletivas, surgiu o portal Concurseiro Urbano, especializado em vendas de apostilas, livros, vídeo-aulas e materiais de concursos.

Segundo o professor da rede de ensino Luiz Flávio Gomes, a técnica de fixação feita através de músicas e charges pode ser útil ao ser aliada com os estudos. No método, as letras e as ilustrações são adaptadas com conteúdos que caem nas provas. “O aluno pode baixar o conteúdo na internet, escutar no mp3 ou no carro durante a volta do trabalho e ganhar tempo nos estudos”, conclui ele.

Para ver alguns exemplos de músicas e charges, clique aqui.  

Fonte: msn.clickcarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário