No Alto Pajeú, Barragem do Caramucuqui está em pré colapso
É muito grave a situação dos reservatórios de boa parte da região do Pajeú. E a perspectiva é de piorar no segundo semestre. O Chefe de Distribuição da Compesa na região, Washington Rodrigues detalhou o quadro em cidades importantes do Serão.
Em Brejinho, está confirmado o colapso e a cidade vai passar a ser atendida com carros pipa. Em Itapetim, graças à falta de água na Barragem de Serraria e ao pré colapso na Barragem de Caramucuqui, a cidade também se prepara para abastecimento através de pipa, já que está descartada uma extensão da Adutora do Rosário, cuja barragem mãe já socorre quatro cidades e um Distrito.
Para que se tenha uma ideia disso, a Barragem do Rosário abastece de modo convencional e com Adutora Iguaraci (incluindo Jabitacá), Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama.
Água de Brotas só resiste a mais dois meses abastecendo Afogados e Tabira
Tabira terá um quadro bem mais complicado, pois dependerá da distribuição por crros pipa, já que não recebe água de nenhum desses sistemas adutores.
Apenas três cidades e uma comunidade da jurisdição dessa gerência podem comemorar com as águas de abril : Carnaíba, cuja Barragem do Chinelo tem mais de 30% de seu volume, Quixaba, Solidão e Borborema (Tabira). Nessas três cidades e na Borborema, a água garante o abastecimento por até 10 meses, fazendo com que se chegue ao próximo inverno.
Barragem do Chinelo (Carnaíba) foi uma das que ganhou maior volume de água, mas chegou a colapso
Realidade bem diferente das demais localidades. Outro fator negativo é que vivemos o fim do ciclo das chuvas. Esperança mesmo a não ser que a vontade de Deus se manifeste de outra forma, é aguardar o próximo inverno.
Fonte: www.nilljunior.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário