sábado, 25 de maio de 2013

SUGESTÃO DE AULA - NOSSA SEMANA FOI ASSIM!

NOSSA SEMANA FOI ASSIM! ORGANIZANDO O TEMPO E O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autor: Thaisa Neiverth - FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Coautor(es)

Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.


Dados da Aula



O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Promover a apropriação de códigos sociais;
* Organizar a rotina do grupo;
* Assimilar conceitos e formas de organização do real;
* Exercitar a imaginação e criatividade;
* Desenvolver a capacidade de abstração;
* Desenvolver a autonomia;
* Ampliar o repertório verbal.
Duração das atividades
A confecção do calendário durará 2h e 45 min. No entanto, as atividades com o calendário podem durar o ano todo, a medida que a professora estabelece essa rotina com as crianças. Nessa aula trataremos de como foi construído o calendário com as crianças e incorporado na rotina. Assim, o trabalho será registrado em momentos distintos: confecção; conversa sobre o uso social do calendário; uso do calendário durante duas semanas pelas crianças do grupo 4 A, com faixa etária de três a quatro anos.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O pré-requisito dessa atividade está relacionado à faixa etária das crianças envolvidas. As crianças devem ter no mínimo 3 anos. Para que possam aprender o que está sendo proposto os alunos devem estar com a linguagem oral já desenvolvida, pois, o uso de signos linguísticos e também gráficos serão parte essencial do trabalho pedagógico.

Estratégias e recursos da aula
Desenvolvimento das atividades (2 horas e 45 minutos)
No trabalho pedagógico com o calendário na Educação Infantil o objetivo de dar acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade pode ser atingido, visto que o calendário e a organização temporal por ciclos são constitutivos da cultura humana.  Além disso, a possibilidade de organização, registro e planejamento que o calendário possibilita, pode ajudar na possibilidade de desenvolvimento da noção de signos e do pensamento abstrato das crianças.
Materiais Utilizados:
* 3 Cartolinas;
* Cola;
* Tesoura;
* Tintas Coloridas;
* Canetinhas;
* Papel Contact colorido e transparente.
 AULA COMPLETA CLIQUE AQUI
Fonte: Portal do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário