Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Que tal construir casas no mesmo terreno do cortiço descrito por
Aluísio Azevedo em seu livro de mesmo nome? Ou então aventurar-se com o filho
de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças, da obra Memórias de um Sargento de
Milícias?
Com a proposta de mostrar aos jovens internautas
que a literatura clássica pode ser divertida e interessante, o gestor cultural
Celso Santiago desenvolveu o projeto Livro
e Game, que adaptou para o universo dos jogos virtuais os
clássicos brasileiros "O Cortiço" (Aluísio Azevedo), "Memórias
de um Sargento de Milícias" (Manuel Antônio de Almeida) e "Dom
Casmurro" (Machado de Assis).
"Depois da experiência de utilizar um material
multimídia em um curso para educadores sobre o livro Macunaíma, vi que a
possibilidade de unir esses universos poderia ser bem interessante. E comecei
aí a pensar em trabalhar com games", explica Santiago. "Além disso,
muitos jovens veem a literatura como obrigação. Pelo contrário, a literatura é
prazer, é se envolver, é descobrir."
No site,
os internautas aprendem sobre as obras, seus contextos históricos e sobre os
autores participando das aventuras, dramas e vida dos personagens dos livros.
A primeira adaptação de clássico para jogo eletrônico da série
foi apresentada durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em
2012, e em outubro do mesmo ano foi lançada no site do projeto. Meses
depois, em janeiro de 2013, mais dois jogos passaram a fazer parte do Livro e
Game. Todo o projeto contou com o apoio financeiro da Fundação Telefônica, após
atender os critérios de seleção exigidos pelo edital de incentivo a projetos
que unissem a arte e a tecnologia.
"Ler o livro, pesquisar, criar o roteiro, descobrir quais jogos podem sair
e observar que natureza de emoções pode ser oferecida foram algumas das etapas
dentro da criação dos três jogos", resume o gestor cultura.
Segundo Santiago, mais dois projetos estão em desenvolvimento.
"Estou captando recursos e até o final desse ano queremos lançar os jogos
dos livros Triste Fim de Policarpo Quaresma [de Lima Barreto] e Noite na
Taberna [de Álvares de Azevedo]", conclui.
Curso de formação
Paralelo ao lançamento do primeiro game, Santiago também lançou
o curso de formação de professores focado na introdução à cultura digital.
"Muitos professores
tiveram uma formação que não é uma formação desse momento que estamos. Não
nasceram na cultura digital. Eles precisam se ambientar a esse novo meio,
precisam saber que existem algumas alternativas na internet que eles podem usar
como referências nas atividades pedagógicas", afirma.
Fonte: noticias.bol.uol.com.br
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