Inscrição segue até o dia 26 de maio e se destina a professores interessados na temática da educação para a democracia
Intensa capacitação em educação para a democracia e a cidadania. Esse é o objetivo da 3ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento promovida pela Câmara dos Deputados Federais. A iniciativa é destinada a professores de escola pública que atuam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio e tenham interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania e política com seus alunos.
Para fazer parte do programa, é necessário que os interessados participem antes do curso Educação para a Democracia e o Parlamento que recebe inscrições até o dia 26 deste mês. A inscrição para essa etapa será realizada mediante o preenchimento de uma ficha disponível no site www.camara.leg.br/edulegislativa e o envio eletrônico (upload) do Termo de Ciência e Recomendação da Escola, que possui um modelo situado no mesmo endereço eletrônico.
O curso será realizado via internet, através da plataforma de cursos EAD (Plataforma Moodle) situada no site da Câmara dos Deputados (www.educacaoadistancia.camara.leg.br/ead_cfd/), no período de 10 de junho a 12 de julho, com carga horária total de 30h, que podem ser distribuídas em horário que sejam convenientes para os professores. Não existe um tempo limite para realizar as atividades diariamente, mas a comissão organizadora sugere que os professores reservem de 1 hora e meia a 2 horas por dia para desenvolver as atividades online, a fim de conseguir o aproveitamento necessário para a aprovação nessa etapa seletiva.
Justamente por acontecer em ambiente virtual, é necessário que os candidatos tenham acesso à internet e a um navegador que suporte o plugin Adobe Flash Player e Adobe Reader ou similar para a visualização de arquivos PDF. Durante esta etapa, será avaliado o aproveitamento geral do candidato através da participação de fóruns virtuais e atividades propostas por tutores que terão prazo de conclusão, ficando indisponíveis quando o período para a realização é esgotado.
Após essa etapa, serão colocados em prática os projetos desenvolvidos em Brasília entre os meses de setembro e novembro deste ano. A carga horária total do programa é de 90h. Segundo o professor Oton Mário Costa, do Rio Grande do Norte, que já participou do Missão Pedagógica, o programa foi um divisor de águas para a sua atividade docente. “A partir das oficinas que tive, pude trazer para a sala de aula temáticas voltadas para o exercício pleno da democracia e da cidadania, com embasamento teórico e propriedade para tal”, comenta. O professor ainda dá um conselho para os futuros participantes: “aproveitem da melhor maneira possível e façam a diferença em suas salas de aula”, conclui.
Fonte: www.educacao.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário