sexta-feira, 10 de maio de 2013

Legislativo Federal promove capacitação para professores de escola pública


Inscrição segue até o dia 26 de maio e se destina a professores interessados na temática da educação para a democracia


Intensa capacitação em educação para a democracia e a cidadania. Esse é o objetivo da 3ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento promovida pela Câmara dos Deputados Federais. A iniciativa é destinada a professores de escola pública que atuam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio e tenham interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania e política com seus alunos.

Para fazer parte do programa, é necessário que os interessados participem antes do curso Educação para a Democracia e o Parlamento que recebe inscrições até o dia 26 deste mês. A inscrição para essa etapa será realizada mediante o preenchimento de uma ficha disponível no site www.camara.leg.br/edulegislativa e o envio eletrônico (upload) do Termo de Ciência e Recomendação da Escola, que possui um modelo situado no mesmo endereço eletrônico.

O curso será realizado via internet, através da plataforma de cursos EAD (Plataforma Moodle) situada no site da Câmara dos Deputados (www.educacaoadistancia.camara.leg.br/ead_cfd/), no período de 10 de junho a 12 de julho, com carga horária total de 30h, que podem ser distribuídas em horário que sejam convenientes para os professores. Não existe um tempo limite para realizar as atividades diariamente, mas a comissão organizadora sugere que os professores reservem de 1 hora e meia a 2 horas por dia para desenvolver as atividades online, a fim de conseguir o aproveitamento necessário para a aprovação nessa etapa seletiva. 

Justamente por acontecer em ambiente virtual, é necessário que os candidatos tenham acesso à internet e a um navegador que suporte o plugin Adobe Flash Player e Adobe Reader ou similar para a visualização de arquivos PDF. Durante esta etapa, será avaliado o aproveitamento geral do candidato através da participação de fóruns virtuais e atividades propostas por tutores que terão prazo de conclusão, ficando indisponíveis quando o período para a realização é esgotado.

Todos os candidatos que atingirem nota igual ou superior a 50 pontos – sendo a nota máxima 100 – terão direito ao certificado de conclusão do curso. Os 54 candidatos, 2 por unidade federativa, que mais se destacarem durante essa modalidade, serão selecionadas para a etapa presencial do programa que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de agosto em Brasília, com os gastos da viagem custeados pela Câmara. A participação desses professores será efetivada através de uma matrícula eletrônica por meio da qual é exigida uma série de documentos disponíveis no edital do programa que se encontra no site da instituição.

Após essa etapa, serão colocados em prática os projetos desenvolvidos em Brasília entre os meses de setembro e novembro deste ano. A carga horária total do programa é de 90h. Segundo o professor Oton Mário Costa, do Rio Grande do Norte, que já participou do Missão Pedagógica, o programa foi um divisor de águas para a sua atividade docente. “A partir das oficinas que tive, pude trazer para a sala de aula temáticas voltadas para o exercício pleno da democracia e da cidadania, com embasamento teórico e propriedade para tal”, comenta. O professor ainda dá um conselho para os futuros participantes: “aproveitem da melhor maneira possível e façam a diferença em suas salas de aula”, conclui.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário