quinta-feira, 27 de junho de 2013

Professores de inglês recebem capacitação

Ação faz parte de uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos e beneficia 540 docentes


O papel foi invertido e, na sala de aula, no lugar dos alunos, as carteiras são ocupadas uma vez por semana, durante quatro horas semanais, por professores efetivos de inglês. É que desde o mês de maio, o tempo destinado às aulas atividades dos profissionais da disciplina são preenchidas por uma formação oferecida pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) em parceria com o Consulado dos Estados Unidos (EUA) no Recife e com a Universidade de Georgetown, em Washington.
 
A ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, está beneficiando 540 docentes de quatro Gerências Regionais de Educação (GREs): Mata Centro (Vitória de Santo Antão), Vale do Capibaribe (Limoeiro), Sertão do Moxotó Ipanema (Arcoverde) e Metropolitana Norte.
 
A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, explica que as aulas têm duração de quatro horas semanais. Ao todo, são 60h/aulas e, em média, quatro meses de curso. “Pernambuco conta com três especialistas, cada um deles está qualificando cerca de 90 profissionais, em cada semestre e ao todo serão 18 turmas capacitadas”, ressalta Ana Selva, acrescentando que a formação, além de qualificar o professor, contempla o aluno porque ele é o grande beneficiado com a melhoria das aulas e da metodologia utilizada em sala.
“Essa é a primeira vez que participo de um curso onde a profissional que está me capacitando é uma americana. A experiência é única e o mais importante é que ela deixa a gente livre para questionar e esclarecer dúvidas”, disse a professora de inglês, da Escola Estadual Jerônimo Albuquerque, de Rio Doce, Daniela Holanda.
 
A colega, Mônica Saraiva, professora da Escola Estadual Cândido Pessoa, completou o raciocínio de Daniela. “Aqui, além de tirar nossas dúvidas estamos sendo preparados para elevar a autoestima dos estudantes”, disse, ao explicar que para ela, o mais importante era saber que a dinâmica utilizada em sala de aula estava certa. “O nosso estudante chega à escola sem base para a disciplina, por isso, precisamos inovar para chamar a atenção dele e, assim, manter o aluno em sala”, concluiu a professora que está passando pela capacitação na Escola Estadual Manoel Bandeira, em Olinda. A unidade é ligada à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. 
 
A professora americana, Tali Klein, que ano passado também participou da ação ministrando aulas nos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Goiana e Camaragibe, disse que os profissionais estão motivados. “Meus alunos estão se sentindo valorizados. Aqui, eles colocam suas ideias em prática e tudo o que discutido nas nossas aulas são informações levadas para as aulas deles em sala. Nosso objetivo é usar o inglês como um método comunicativo”, disse, ao explicar que a teoria precisa andar junto com a prática.
 
A primeira edição da ação aconteceu em 2012, quando 250 professores foram beneficiados com a ação nas seguintes Gerências Regionais de Educação (GREs): Metropolitana Sul, Mata Norte, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão Central e Sertão do Médio São Francisco.

Fonte: SEDUC/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário