Lucas Jacinto
Da Agência USP de Notícias
Da Agência USP de Notícias
Uma pesquisa de doutorado feita na USP (Universidade de São
Paulo) mostra que a cada investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de
criminalidade é reduzido. O estudo que comprova a potencialidade da escola como
um fator para influenciar o comportamento dos alunos e reduzir a violência foi
feito pela economista Kalinca Léia Becker em sua tese de doutorado no
departamento da economia da Esalq (Escola Superior de Agricultutra Luiz de
Queiroz), em Piracicaba.
"O objetivo geral do trabalho foi analisar a relação entre
a educação e a violência, observando se a educação e a escola podem contribuir
para reduzir a violência e o crime", comenta a pesquisadora, orientada
pela professora Ana Lúcia Kassouf.
A análise foi realizada por meio da
construção de dois ensaios. No primeiro, foram coletadas evidências de que a
atuação pública na área da educação poderia contribuir para reduzir o crime no
médio e longo prazo. Nesta etapa, foi mensurado o impacto do gasto público em
educação na redução da taxa de homicídios, utilizando dados dos Estados brasileiros,
entre os anos de 2001 e 2009.
"O primeiro ensaio fornece uma
análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da
taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola,
analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a
manifestação do comportamento violento", conta. As análises
constatam que a escola e a educação são fundamentais para a redução da
criminalidade.
Desenvolver
conhecimento
A pesquisa comprovou a influência da
educação no comportamento dos alunos. Constatou-se no primeiro ensaio que
quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade
é reduzido.
Porém, para isso, é necessário que a
escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento, pois, no segundo
ensaio, foi observado que escolas com traços da violência, como depredação do
patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre outros, podem
influenciar a manifestação do comportamento agressivo nos alunos.
"A possibilidade de algum aluno
manifestar comportamento violento em escolas onde foram registrados crimes
contra o patrimônio e contra a pessoa é, respectivamente, 1,46 e 1,22 vezes
maior em comparação às escolas que não registraram estes crimes", conclui
Kalinca.
De acordo com os resultados obtidos,
o contato com um meio onde prevalecem ações violentas influencia diretamente o
comportamento do aluno dentro da escola. Sendo assim, as políticas públicas
para reduzir o crime na vizinhança da escola podem contribuir
significativamente para reduzir a agressividade dos alunos. "A escola pode,
ainda, adotar medidas de segurança para proteger os alunos nas suas
imediações", reforça.
Uma das soluções sugeridas pela
pesquisa é que, quando a instituição promove atividades extracurriculares,
ocorre a redução em 0,96 % da possibilidade de algum aluno cometer um ato
agressivo. "Este é um resultado interessante, pois muitos programas de
redução da violência nas escolas incluem atividades de esporte, cultura e lazer
como forma de socializar a convivência e, assim, reduzir a violência",
complementa.
Também foram observadas evidências de
que o ambiente familiar e a participação dos pais nas reuniões da escola podem
influenciar o comportamento do aluno.
Fonte: noticias.bol.uol.com.br
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