domingo, 30 de junho de 2013

Programa Saúde na Escola busca prevenir obesidade infantil e avaliar saúde de cerca de 14 milhões de crianças


Publieditorial - Hora de Saúde

Até o final do ano letivo de 2013, cerca de 14 milhões de estudantes da rede pública de ensino receberão a visita de profissionais especializados para avaliação da saúde bucal, visão e situação vacinal. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação

O objetivo do Programa é estimular hábitos saudáveis desde a infância, abordando questões alimentares e prática de exercícios físicos. Já a avaliação visual pretende diagnosticar precocemente os problemas de saúde ocular, o que pode interferir, inclusive, no processo de alfabetização e aprendizado na escola. 

“Algumas vezes, o estudante está com dificuldade para enxergar e não percebe. Ou então, com dor de cabeça e pensa que o problema é neurológico, mas é problema de visão”, observa a enfermeira Ana Paula Lopes Batista, do Programa Saúde da Família da Vila DNOCS, em Sobradinho I, no Distrito Federal. De acordo com Ana Paula, os alunos passam por uma triagem que seleciona quem precisa ser encaminhado ao oftalmologista. 
Os alunos serão avaliados individualmente pelos profissionais de saúde que visitam as escolas. A edição deste ano também está focada em orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e, com isso, a prevenção da obesidade na infância ou durante a adolescência. 

A Escola José Severino de Araújo já realizou a triagem ocular dos seus alunos e aguarda a consulta oftalmológica para aqueles que precisam. As consultas e os óculos serão por conta do Governo do Estado através do Programa Boa Visão.

*com informações do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário