terça-feira, 16 de julho de 2013

Hubble descobre 14ª lua de Netuno


Em Washington

Uma pequena nova lua circula Netuno, a 14ª conhecida a orbitar este distante planeta, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) nesta segunda-feira (15).

A nova lua é a menor a já ter brilhado ao redor de Netuno, com apenas 19 quilômetros de diâmetro, de acordo com as informações coletadas pelo telescópio espacial Hubble. Acredita-se que essa lua orbite Netuno a cada 23 horas.

Netuno é o planeta mais distante do Sol. Segundo a Agência, a luminosidade da nova lua, batizada de S/2004 N 1, é cerca de 100 milhões de vezes mais fraca do que a mais fraca estrela que pode ser vista a olho nu.

Os astrônomos descobriram esse novo satélite de Netuno rastreando um ponto branco que apareceu repetidamente em mais de 150 fotos tiradas pelo Hubble entre 2004 e 2009.

O cientista Mark Showalter, do Instituto SETI, em Mountain View, na Califórnia (EUA), descobriu a lua em 1º de julho. De acordo com a Nasa, ele pesquisava os estreitos e fracos anéis ao redor de Netuno.

"As luas e os arcos orbitam muito rapidamente, então tivemos de inventar uma maneira de seguir seu movimento, para acentuar os detalhes do sistema", explicou o astrônomo. "É a mesma razão pela qual um fotógrafo esportivo rastreia um atleta correndo: o atleta fica no foco, e o fundo fica borrado".

Fonte: BOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário