Gerências Regionais de Educação discutiram estratégias para execução
Cuidar. Esse é um verbo que não se aplica apenas à saúde, mas também à educação. Por essa razão, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, o Governo do Estado desenvolve, desde outubro de 2011, o Projeto Boa Visão, com o objetivo de identificar e corrigir os problemas visuais de alunos, professores e servidores efetivos da rede estadual.Para anunciar o novo formato do projeto, foram reunidos triadores das 10 Gerências Regionais de Educação (GREs) no auditório da Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na manhã desta segunda-feira (22).
O encontro teve início com uma breve apresentação do projeto e, em seguida, o novo formato do projeto foi exposto. A primeira novidade é a inclusão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Travessia. Outro avanço serão os triadoresitinerantes, que atuarão em todas as regiões do Estado, beneficiando ainda mais estudantes. Os novos triadores receberam treinamento ao final do encontro.
“Esse é o início de uma nova fase do Projeto Boa Visão. A equipe trabalhou bastante nesse primeiro semestre e pensou em um novo formato, melhorando principalmente a questão da triagem”, explicou a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Renata Rodrigues. Também estavam presentes no encontro a gerente de Programas e Projetos Especiais, Ana Lúcia Maia; a coordenadora do projeto Boa Visão, Henrriete Medeiros e as gestoras das GREs da Região Metropolitana do Recife.
Segundo a gestora da GRE Metropolitana Sul, Patrícia Câmara, o Boa Visão tem agradado a comunidade escolar. “Esse projeto tem priorizado os alunos carentes com dificuldades visuais. Por isso está sendo muito bem aceito nas escolas”, comentou. Para Francimeire Andrade, assistente social do Núcleo de Atenção ao Servidor da GRE de Afogados da Ingazeira, que trabalhará como triadora itinerante, o projeto é um importante serviço à população. “Há muitos alunos com problemas de visão que muitas vezes nem sabem e o projeto facilita esse acesso. Acho que isso melhora a qualidade da educação para esses jovens”, disse.
Números - Em 2012, o Boa Visão atendeu 283 escolas, realizando 20.585 consultas e entregando 11.865 óculos. Só neste primeiro semestre de 2013, já foram atendidas 82 escolas, com 8.420 consultas. O Projeto tem o objetivo de atender a todos os alunos, professores e servidores do Estado até 2014.
Fonte: www.educacao.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário