quarta-feira, 24 de julho de 2013

MORRE AOS 72 ANOS O SANFONEIRO E CANTOR DOMINGUINHOS

Morreu, nesta terça-feira (23), o sanfoneiro Domiguinhos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. José Domingos de Moraes tinha 72 anos e faleceu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

O sanfoneiro foi internado em dezembro de 2012 com quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória e teve uma parada cardíaca em janeiro. Ele colocou um marca-passo no tempo em que esteve internado em Recife.

O músico brasileiro ficou internado no Hospital Sírio Libanês desde 13 de janeiro, depois de vir transferido de Pernambuco. Ainda na manhã desta terça-feira (23), o filho de Dominguinhos, Mauro, revelou que o estado de saúde do sanfoneiro, internado havia sete meses, não tinha apresentado melhoras.

Exímio sanfoneiro, o autor de grandes sucessos como a linda canção “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos/Gilberto Gil), teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Em sua formação musical Dominguinhos teve influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.

Em sua discografia, que contou com diversas participações da sua ex-mulher, a cantora Anastácia, com mais de 40 títulos lançados, estão discos gravados desde a década de 60 (o primeiro foi Fim de Festa - 1964) até os anos 2000 (o último foi o belíssimo Yamandu + Dominguinhos de 2008).

Com uma carreira de 50 anos, o sanfoneiro coleciona prêmios, entre eles o Prêmio da Música Brasileira, conquistado em 2008, e o Prêmio Shell de Música, em 2010, com as composições “De Volta pro Aconchego”, “Gostoso Demais” e “Tenho Sede”, sendo que as duas primeiras são resultado de parceria com o também pernambucano Nando Cordel.

Ele foi vencedor também do Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho”. Um de seus grandes sucessos, “Eu Só Quero um Xodó”, de 1973, teve 250 regravações em vários idiomas entre eles o inglês, holandês e italiano.

No Pajeú : uma das últimas aparições de Dominguinhos no Pajeú aconteceu em 2006, na Festa de Zé Dantas. A convite de Dominguinhos, a Paraibana Elba Ramalho foi a grande atração daquele ano. Dominguinhos marcou a passagem pela cidade pela imensa simplicidade. Andava no meio do povo, misturado com ele. Esteve também em uma de suas últimas passagens na Rádio Pajeú, onde falou de sua vida.

Fonte: Site do Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário