Do UOL, em São Paulo
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (15), na rede
bancária, o dinheiro das restituições do segundo lote de declarações do Imposto
de Renda da Pessoa Física 2013. Neste lote, os valores foram corrigidos em
2,21%.
Com a liberação do segundo lote, sobe para R$ 4,03 bilhões o
valor total pago até agora. O número de contribuintes incluídos nos dois lotes
chega a 2,9 milhões.
Ao todo estão previstos sete lotes regulares, sendo o último em
dezembro. O calendário de restituição está no Ato Declaratório 3 da Receita
Federal, publicado no Diário Oficial da União.
O contribuinte que não recebeu a restituição deve procurar o
extrato no site da Receita para verificar por que caiu na malha
fina ou se a declaração está na base de dados esperando a liberação. As pessoas
que identificarem algum erro devem enviar a declaração retificadora.
O extrato da declaração é disponibilizado no Centro Virtual de
Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) onde se encontram outras informações
relativas ao Imposto de Renda.
Para utilizar o e-CAC é necessário usar o código de acesso
gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por
autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o
número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois
últimos exercícios. Com o código, o contribuinte pode fazer a
autorregularização caso encontre algum erro.
Para saber se a declaração foi liberada neste segundo lote ou no
primeiro, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita
disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas
operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco
durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá
requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de
Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar
pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de
Atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais
localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos)
e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer
banco.
(Com Agência Brasil)
Fonte: BOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário