sexta-feira, 5 de abril de 2013

Oportunidade para cursar graduação nos Estados Unidos


Estudantes da rede pública podem realizar sua inscrição até o dia 10 de abril


Além do curso de línguas e do intercâmbio oferecidos pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), os estudantes da rede pública de ensino de Pernambuco contam com outra oportunidade estudar no exterior. O Brasil é um dos países que atualmente recebe recursos do Departamento de Estado Americano para o programa Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Funds) para incentivar o ingresso desses estudantes em universidades dos Estados Unidos.

Os estudantes do PGM que regressaram do intercâmbio estão sendo apresentados ao Programa por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Associação Brasil América (ABA), por meio do escritório da EducationUSA. O objetivo dos encontros foi apresentar o programa aos jovens.

Para se inscrever no programa é necessário além do preenchimento do formulário e envio da documentação solicitada, que o estudante comprove proficiência em inglês, através de uma avaliação feita na ABA para os estudantes da RMR e por telefone ou Skype para os alunos do interior que solicitarem uma dessas modalidades de avaliação. O formulário está disponível no site www.educationusa.org.br e deve ser enviado com os documentos solicitados para o e-mail oportunidadesacademicas2013@gmail.com.

O Programa Oportunidades Acadêmicas tem o    objetivo de   apoiar estudantes   qualificados, mas sem condições      econômicas no processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação, com intuito de buscar      admissões e bolsas   em universidades dos Estados Unidos. Desde a sua implementação no Brasil, em 2006, o programa teve cento e oitenta e cinco participantes. Além da ajuda para financiar os  custos iniciais dos estudantes selecionados na busca de uma Instituição         de ensino superior nos EUA, o escritório EducationUSA, que funciona na Associação Brasil América (ABA), na  Av. Rosa e Silva, 1510, Aflitos; oferece assistência aos alunos.

Critérios - Para se candidatar, o estudante precisa atender a alguns critérios. Ser do 2º ou 3º ano do ensino médio ou ter concluído em dezembro de 2012; não ter ingressado no ensino superior; ser oriundo de uma família de baixa renda; possuir nível de inglês avançado; ter boas notas no histórico acadêmico; estar envolvido em atividades extracurriculares e comunitárias que demonstrem liderança, motivação e iniciativa; e estar interessados  em alguma área de estudo, exceto Medicina, Direito, Odontologia e Veterinária, pois nos EUA esses cursos são de pós-graduação.

É importante ressaltar que, para os alunos que não moram perto do Recife, há a possibilidade de fazerem uma entrevista oral por telefone ou skype. Neste caso, esses alunos não precisam vir para fazer o teste na ABA. O teste (TELP) é apenas um dos documentos que devem ser anexados ao application (a ser enviado até o dia 10 de abril no e-mail indicado no edital) para a seleção do Programa Oportunidades Acadêmicas.

Saiba Mais:

1 - Link geral do Programa, com instruções, formulários e FAQ (o item 4 contém o Application, onde estão descritas com mais detalhes informações sobre os alunos de fora do Recife) aqui.

2 -  Link com informações e instruções para candidatos aqui.

3 - Link com as perguntas mais frequentes sobre o Programa aqui.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário