Medalhista olímpica participou de projeto em que personalidades são entrevistadas pelos estudantes
Os estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis, no Arruda, Zona Norte do Recife, tiveram a oportunidade de conhecer a medalhista olímpica pernambucana Yane Marques na tarde desta quinta-feira (11). A atleta respondeu às perguntas dos alunos, e falou sobre sua trajetória no Pentatlo Moderno – que agrega natação, corrida, equitação, esgrima e tiro. Yane conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
Yane nasceu em Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano. Ainda criança, estudou na Escola Estadual Cônego João Leite e no Colégio Estadual Normal, ambos da rede pública estadual em Afogados. No Recife, estudou no Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora. “Sou a prova de que esses estudantes podem. Não nasci em berço de ouro”, disse Yane. Acostumada às competições, a atleta admite o frio na barriga em falar para os estudantes. “É sempre uma experiência nova”, definiu.
George Phillip e Claire Luna, ambos com 14 anos e alunos do 8º ano, entusiasmaram-se em conhecer um pouco da história de vida de Yane Marques. “Gosto muito de jogar futebol, é importante conhecer a trajetória dela, saber das dificuldades para talvez tentar também uma carreira no esporte”, disse George. “Estava curiosa pra saber como ela começou a vida no esporte”, disse Claire.
O primeiro esporte de Yane foi a natação. Quando passou a praticar o Pentatlo Moderno, a modalidade não contava com mais do que 15 atletas em todo o país. Hoje, nas competições nacionais, são mais de 60 competidores disputando. “Não posso negar que os resultados que conseguimos são parte importante desse crescimento do esporte”, admitiu Yane.
A iniciativa de trazer a esportista para a escola foi do professor de Educação Física, Marcel Ferreira. “É importante uma pessoa vitoriosa como ela falar sobre como o esporte e a educação física mudaram sua vida. Ela mostra que o esporte também oferece uma perspectiva de futuro”, argumentou Marcel.
Essa não é a primeira personalidade a participar do projeto de entrevistas da escola. Já passaram por lá o escritor Raimundo Carreiro, o músico Maestro Forró, e o jornalista Francisco José. “A escola pública tem sempre que se reinventar, oferecer experiências diferentes aos alunos. Devemos ser criativos”, disse a gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, Maiza Mota.
Fonte: www.educacao.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário