sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis conhecem Yane Marques


Medalhista olímpica participou de projeto em que personalidades são entrevistadas pelos estudantes


Os estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis, no Arruda, Zona Norte do Recife, tiveram a oportunidade de conhecer a medalhista olímpica pernambucana Yane Marques na tarde desta quinta-feira (11). A atleta respondeu às perguntas dos alunos, e falou sobre sua trajetória no Pentatlo Moderno – que agrega natação, corrida, equitação, esgrima e tiro. Yane conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Yane nasceu em Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano. Ainda criança, estudou na Escola Estadual Cônego João Leite e no Colégio Estadual Normal, ambos da rede pública estadual em Afogados. No Recife, estudou no Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora. “Sou a prova de que esses estudantes podem. Não nasci em berço de ouro”, disse Yane. Acostumada às competições, a atleta admite o frio na barriga em falar para os estudantes. “É sempre uma experiência nova”, definiu.

Questionada sobre seu maior adversário no Pentatlo Moderno, Yane brincou: “o relógio”. Os adolescentes perguntaram sobre as dificuldades da vida no esporte, a rotina de treinamentos, o início da carreira, e o que faz antes das provas decisivas. “Tento descansar”, contou Yane.

George Phillip e Claire Luna, ambos com 14 anos e alunos do 8º ano, entusiasmaram-se em conhecer um pouco da história de vida de Yane Marques. “Gosto muito de jogar futebol, é importante conhecer a trajetória dela, saber das dificuldades para talvez tentar também uma carreira no esporte”, disse George. “Estava curiosa pra saber como ela começou a vida no esporte”, disse Claire.

O primeiro esporte de Yane foi a natação. Quando passou a praticar o Pentatlo Moderno, a modalidade não contava com mais do que 15 atletas em todo o país. Hoje, nas competições nacionais, são mais de 60 competidores disputando. “Não posso negar que os resultados que conseguimos são parte importante desse crescimento do esporte”, admitiu Yane.

A iniciativa de trazer a esportista para a escola foi do professor de Educação Física, Marcel Ferreira. “É importante uma pessoa vitoriosa como ela falar sobre como o esporte e a educação física mudaram sua vida. Ela mostra que o esporte também oferece uma perspectiva de futuro”, argumentou Marcel.

Essa não é a primeira personalidade a participar do projeto de entrevistas da escola. Já passaram por lá o escritor Raimundo Carreiro, o músico Maestro Forró, e o jornalista Francisco José. “A escola pública tem sempre que se reinventar, oferecer experiências diferentes aos alunos. Devemos ser criativos”, disse a gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, Maiza Mota.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário