quinta-feira, 11 de abril de 2013

Enem: Critério para cortar corretor de redação será mais exigente


Do UOL,em São Paulo

O critério para eliminar um corretor de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será mais rigoroso a partir de 2013, afirmou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) na manhã desta quarta (10). Ele participa de audiência pública sobre prioridades e planejamento da pasta na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo o ministro, um corretor que tenha nível abaixo de 7 nas suas correções em relação ao grupo será eliminado -- anteriormente esse índice era 5. Quando maior é número, menor é diferença entre as notas dadas pelo corretor e os outros avaliadores (o que demonstra coerência em seu trabalho). A escala vai de zero a dez.


A "demissão" ocorre durante o processo de correção das redações. Para se ter uma ideia, 300 professores foram afastados durante o processo de avaliação das provas do Enem 2012 por não corresponderem aos critérios de qualidade estabelecidos pela organização do exame. O total de corretores era de 5.300.

Essa mudança faz parte de um pacote de medidas anunciadas após a divulgação de redações com deboche que obtiveram nota média -  um texto com uma receita de miojo ficou com 560 e outra que trazia trechos do hino do Palmeiras obteve 500 pontos, numa escala que chega a 1.000.

Deboche nota zero

O ministro, em conjunto com o presidente do Inep (Luiz Cláudio Costa), já havia divulgado que as redações com "inserções indevidas" seriam anuladas se elas fossem algum tipo de deboche ou piada. A tal inserção indevida é um trecho colocado no meio do texto sem conexão com o restante.

Outra medida seria uma revisão a mais para as redações nota 1.000 -- elas serão avaliadas também por um banca de especialistas a partir deste ano, prometeu Mercadante. 

O jornal carioca "O Globo" mostrou que redações com nota máxima na avaliação do Enem 2012 tinham erros de ortografia, como "rasoavel", "enchergar" e "trousse". As "melhores" redações do Enem também traziam erros de concordância verbal e pontuação.

Fonte: noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário