segunda-feira, 29 de abril de 2013

Olimpíada Catavento de Ciências abre inscrições para estudantes



Estudantes do ensino fundamental, do 6º a 9º ano, de escolas públicas de todo o país podem se inscrever e participar da 1ª Olimpíada Catavento de Ciências - OCC, organizada e idealizada por um grupo de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). A competição interdisciplinar envolve temas da área das ciências exatas, avaliando e premiando os alunos inscritos através da aplicação de provas.

Para se inscrever, os estudantes interessados em participar da OCC devem solicitar ao professor ou ao diretor que cadastre a sua escola até o dia 17 de maio, através do site 
www.olimpiadacatavento.com. Com o lema Fazendo o mundo girar com o seu potencial, a proposta da OCC é despertar e estimular o interesse pelas ciências exatas, além de influenciar na melhoria da educação básica e identificar jovens talentos e trabalhar o seu potencial.

Os estudantes inscritos no nível 1 (6º e 7º ano) e no nível 2 (8º e 9º ano) farão provas divididas em duas fases: a primeira é composta por 40 questões objetivas, a ser aplicada na própria escola dos candidatos no dia 7 de junho, e a prova da segunda fase consta de 10 questões discursivas, e será feita nos locais determinados pela Comissão Organizadora, no dia 2 de agosto.

O conteúdo programático das provas e algumas dicas para os candidatos irem se preparando já estão disponíveis no site da OCC. Para o nível 1, as provas irão abordar os temas astronomia e astronáutica, ciências físicas e biológicas e matemática; enquanto que o nível 2 explora os temas astronomia e astronáutica, biologia, física, matemática e química em suas questões.

Como premiação, serão atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores colocados, além de menção honrosa para os alunos destaque. O desempenho dos candidatos na OCC é que vai definir o número de medalhistas de cada tipo. A cerimônia de premiação dos alunos será realizada em local e data a serem determinados pela organização.

Ideia – A olimpíada é resultado da iniciativa de jovens ex-olímpicos e atuais estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), que integram a ONG Casdinho, que funciona como um cursinho e visa preparar alunos de escolas públicas para olimpíadas científicas e para o ingresso nas melhores escolas de ensino médio do estado de São Paulo. Como a ideia deu certo na região, o objetivo é expandir para todo o país, conectando estudantes através da OCC e despertar em outras pessoas o ideal de melhoria, na busca de fazer a diferença na educação.


Fonte: www.siepe.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário