terça-feira, 9 de abril de 2013

Mercadante quer colaboração de empresas para formação de professores




Do UOL, em São Paulo

Parcerias entre empresas e o MEC (Ministério da Educação) é a aposta do ministro da educação, Aloizio Mercadante, para estimular iniciativas relacionadas a formação de professores.

Em palestra realizada nessa segunda-feira (8) durante debate promovido pelo Grupo Lide (Líderes Empresariais), Mercadante sugeriu que o empresariado firme parcerias e apoie programas de formação ao docente.

"O professor é o maior agente multiplicador de qualquer ação, ele é peça fundamental para a qualidade", afirmou o ministro. "Podemos encontrar uma solução juntos para o problema de falta de professores no país."

Durante a palestra Mercadante também destacou que é preciso um esforço estratégico na primeira infância com o objetivo de desenvolvimento cognitivo e educacional.

Segundo o ministro, no fim deste ano todas as crianças com oito anos serão avaliadas em cada rede do Brasil. O objetivo é ter um diagnóstico real de aprendizagem nessa etapa do ensino. Dados do censo demográfico indicam que mais de 15% das crianças com essa idade ainda não estão alfabetizadas no país.

A meta do governo é ter 50% das crianças nas creches até 2016 e 100% das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

A educação integral, o estímulo à carreira de magistratura por meio de bolsas de estudos, o aperfeiçoamento do ensino técnico e a universalização do ENEM também foram citados durante o evento.

Em relação à educação profissional, Mercadante destacou o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no qual, prevê oito milhões de vagas oferecidas até 2014.

Fonte: 
noticias.bol.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário