Os vencedores poderão conhecer na prática a atuação de deputados federais e senadores em Brasília
Jovens pernambucanos com boas propostas para ajudar o país e aprimorar a democracia estão convidados pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados a conhecerem melhor o funcionamento do Poder Legislativo através dos Programas Senado Jovem Brasileiro e Parlamento Jovem.
Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) - O concurso é direcionado aos alunos do 2º e 3º anos de escolas públicas e particulares, que possuam idade entre 16 e 22 anos, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. O objetivo é possibilitar a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens durante cinco dias de legislatura.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de junho. Para saber mais sobre procedimentos e regras de inscrição, o estudante deve acessar o roteiro de preparação do PJB 2013, www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/roteiro-de-preparacao-pjb-2013. Os interessados também podem curtir a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no Facebook:www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
Programa Senado Jovem Brasileiro - Engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Para participar da edição de 2013, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos senadores da República. Para mais informações, consulte o site do concurso: www12.senado.gov.br/jovemsenador.
Fonte: www.educacao.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário